Que carro híbrido escolher: PHEV, MHEV ou HEV?
De acordo com a UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), em setembro de 2022, a percentagem de veículos movidos a energias renováveis vendidos no nosso país (50,31%) ultrapassou, pela primeira vez, o número de veículos movidos, em exclusivo, a gasóleo ou gasolina.
Apesar de surpreendentes, estes dados acabam por fazer todo o sentido quando se olha para a maior consciência ambiental dos consumidores e, sobretudo, para o impacto da inflação nos preços dos combustíveis fósseis que os levou até valores incomportáveis para a carteira da maioria dos portugueses. A estes fatores, é importante recordar os incentivos financeiros dados pelo governo na compra de veículos movidos a energias alternativas e o menor custo e regularidade das manutenções que estão a abrir caminho a que cada vez mais portugueses decidam apostar neste tipo de veículos que lhes proporcionam uma mobilidade sustentável.
A escolha dentro do leque de oferta de veículos movidos a energias alternativas é grande e variada. Se muitos optam por carros 100% elétricos, a verdade é que a aposta em carros híbridos tem aumentado, mas dentro desta categoria há muito por descobrir.
PHEV, MHEV ou HEV diz-lhe alguma coisa? Para muitos dos que nos estão a ler é provável que não, mas sabia que todas estas siglas dizem respeito a diferentes tipos de veículos híbridos? Venha descobri-las e saber em que é que se diferenciam!
Carros híbridos PHEV (híbridos plug-in)
PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) ou, como é comummente denominado em Portugal, híbrido plug-in, é um veículo equipado com um motor elétrico e um motor a combustão que podem trabalhar de forma independente ou em conjunto.
Até aqui não há grandes diferenças para um híbrido MHEV ou HEV, mas basta começarmos a falar da bateria para que essas se façam sentir. Por exemplo, um híbrido PHEV tem uma bateria maior do que um híbrido MHEV ou HEV e precisa não apenas de atestar o depósito de gasolina e fazer uso do sistema de travagem regenerativa para carregar as baterias do motor elétrico, como também de realizar o carregamento dessas mesmas baterias em casa ou num posto de carregamento para que o carro atinja a sua plena eficiência.
O maior tamanho das baterias dos PHEV, relativamente a um HEV, acabam por permitir que o condutor e percorra maiores distâncias em modo exclusivamente elétrico, sendo que esgotando a capacidade da bateria, pode continuar a viagem sem interrupção, com o motor térmico.
Caso o condutor prefira modelos PHEV como são o caso dos KIA Sorento, Sportage, XCeed ou Ceed SW, permitem-lhe escolher o modo de condução em função da fonte de energia preferida ou melhor aplicável às condições da estrada garantindo uma autonomia superior em relação a veículos exclusivamente movidos a gasolina ou gasóleo.
Como referimos, um PHEV vem com sistema de travagem regenerativa, o que, na prática, permite que a energia cinética das travagens seja reconvertida em energia elétrica que vai ajudar a carregar a bateria do motor elétrico enquanto conduz com o auxílio, exclusivo, do motor a gasolina
Em conclusão, um híbrido PHEV acaba por ser uma espécie de meio-termo entre um carro 100% elétrico e um carro híbrido convencional no que diz respeito ao preço de custo e compromisso com o meio ambiente.
Carros híbridos MHEV
MEHV (Mild Hybrid Electric Vehicle) é aquilo a que podemos chamar um “hibrido leve”, uma vez que utiliza um motor elétrico alimentado por uma pequena bateria de 48 volts que providencia ajuda ao motor a gasolina ou diesel.
Ao contrário de um PHEV, um MHEV não consegue circular com o auxílio exclusivo do motor elétrico, uma vez que é, como referimos, alimentado por uma bateria de baixa potência. Nestes veículos, a principal função do motor elétrico é servir de assistente do motor a combustão oferecendo-lhe uma potência acrescida em situações de maior aceleração, tornando-as mais eficientes do ponto de vista da economia de combustível e redução das emissões de gases poluentes.
Tal como nos PHEV, os MHEV possuem um sistema de travagem regenerativa que ajuda a recuperar a energia cinética das travagens para alimentar esta pequena bateria
Mais baratos, por norma, do que um carro híbrido plug-in ou híbridos totais, os MHEV são o tipo de veículo híbrido mais próximo dos tradicionais veículos movidos unicamente a combustíveis fósseis.
Carro híbrido HEV
Os HEV (Hybrid Electric Vehicles) ou, somente, “híbridos”, são, tal comos PHEV, um tipo de carro híbrido que vem equipado com um motor a combustão e um motor elétrico que podem funcionar em conjunto ou de forma independente e um sistema de travagem regenerativa que lhe permite reaproveitar a energia cinética, transformando-a em energia elétrica, para carregar as suas baterias.
Contudo, ao contrário dos PHEV e de carros 100% elétricos como os novos modelos KIA EV6 (eleito carro europeu do ano), Niro EV e Soul EV, as baterias elétricas do HEV não precisam de serem recarregadas com o auxílio de fontes externas, já que o sistema de travagem regenerativa oferece-lhe toda a energia de que precisa
No arranque e a muito baixas velocidades, os HEV utilizam apenas o motor elétrico, dado que este fornece a ajuda necessária para uma mais rápida saída de imobilidade e menor gasto energético. O motor a combustão só entra em ação quando o veículo entra em velocidade de cruzeiro, já que este se foca mais na persecução de uma taxa de eficiência mais alta e não tanto na força ou potência
São bons exemplos de híbridos HEV os novos modelos KIA Sorento HEV, Sportage HEV e Niro HEV que, de uma forma geral, oferecem uma excelente combinação entre potência, eficiência e conforto.