Kia EV6 reinventa a experiência de propriedade dos automóveis elétricos

Kia EV6 reinventa a experiência de propriedade dos automóveis elétricos

23-07-2021

O novo modelo 100% elétrico da Kia, o EV6, que se prepara para chegar ao mercado, promete oferecer a melhor experiência de propriedade, trazendo consigo um conjunto de soluções que fazem do modo de vida elétrico uma opção viável para a mobilidade quotidiana. Esta é uma das premissas mais inovadoras e, ao mesmo tempo, um dos maiores statements do EV6: eliminar as barreiras aparentes que ainda demovem muitos utilizadores de mudarem definitivamente para os automóveis elétricos. 

O EV6 oferece tempos de carregamento rápidos, fruto das soluções tecnológicas da plataforma E-GMP, desenvolvida exclusivamente para servir de base a viaturas elétricas. A esta redução significativa dos tempos de carregamento junta-se a autonomia em linha com o melhor que existe no mercado, quotas de habitabilidade entre as mais amplas da sua classe, e um sistema inovador que permite carregar eletrodomésticos ou outros veículos elétricos. 

Quer no interior, quer no exterior, o EV6 foi concebido de forma a proporcionar a melhor experiência que um automóvel elétrico pode oferecer, o que torna a sua utilização tão cómoda e acessível como a de um veículo com motor de combustão interna, tudo isto aliado a um reduzido impacto ambiental.

 

Nova experiência de eletrificação

O Kia EV6 é construído com base na nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), concebida exclusivamente para veículos elétricos. Esta plataforma oferece vantagens imediatas em comparação com a adaptação de plataformas já existentes, inicialmente concebidas para motores de combustão. Graças à arquitetura da E-GMP, o EV6 oferece uma nova experiência de eletrificação, com elevadas prestações de condução, carregamentos ultrarrápidos, maior autonomia e melhores índices de segurança.

A E-GMP permite também ao EV6 usufruir de um dos espaços interiores mais amplos da sua classe, apesar das dimensões exteriores compactas. A distância entre eixos longa (de 2,9 m) e as projeções dianteira e traseira mínimas geram um espaço interior semelhante ao de veículos de segmentos superiores. O espaço para as pernas de 1078 mm à frente e 990 mm atrás garante conforto para todos os passageiros.

 

 

Fim da ansiedade da autonomia, graças ao sistema de multicarregamento de alta velocidade

O EV6 apresenta o primeiro sistema de multicarregamento de alta velocidade do mundo, proporcionando assim aos seus condutores o acesso a uma infraestrutura de carregamentos mais alargada. O multicarregamento a alta velocidade significa compatibilidade tanto com os postos de carregamento ultrarrápidos de 800 V como com os rápidos de 400 V, mais comuns, sem necessidade de um adaptador especial ou carregador de bordo adicional.

Os carregadores de 800 V alimentam a bateria diretamente a velocidades ultrarrápidas, conseguindo carregar o EV6 dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos com uma potência máxima de 239 kW. Numa estação de carregamento das mais comuns, de 400 V, o EV6 recorre ao motor elétrico e ao inversor para transformar a corrente de 400 V proveniente dessa estação em 800 V, de forma a poder carregar a bateria com a máxima potência possível.

 

Uma das maiores autonomias no mercado

Através da combinação da arquitetura E-GMP com  a eletrónica de potência e com o design, a Kia conseguiu dotar o EV6 de uma das maiores autonomias 100% elétricas do mercado.

O EV6 disponibiliza várias opções de grupos motopropulsores totalmente elétricos de zero emissões, incluindo conjuntos de bateria de alta tensão com capacidade de 58 kWh ou 77,4 kWh. Os valores WLTP homologados confirmam que o EV6 equipado com a bateria de maior capacidade consegue percorrer até 528 km em ciclo combinado (consumo de energia elétrica combinado de 16,5 kWh/100km). Ou seja, cumpre aproximadamente a distância correspondente a uma viagem entre Lisboa e Santiago de Compostela (Galiza) ou Porto e Algarve com um só carregamento. Mais, o EV6 apresenta uma autonomia em ciclo urbano de 740 km, ainda e só com um carregamento. Esta diminuição da frequência de carregamentos e grande autonomia elimina um dos principais obstáculos à compra de um EV.

 

Infraestrutura abrangente

O EV6 avisa o condutor quando o nível de carga está baixo e recorre à localização dinâmica de postos de carregamento (através do protocolo dos “Points Of Interest” da Navegação) informando o estado de disponibilidade em tempo real, e orientando o condutor até à estação de carregamento mais próxima. 

 

Potência portátil

A Kia desenvolveu uma Unidade Integrada de Comando de Carregamento (ICCU – Integrated Charging Control Unit), que controla carregadores bidirecionais incorporados, e um Sistema de Gestão de Carregamento do Veículo (VCMS – Vehicle Charging Management System). A ICCU permite a transferência de até 3,6 kW de potência da bateria do veículo para outros dispositivos. Esta função “veículo para carregamento” (V2L – Vehicle to Load) possibilita aos ocupantes carregar não só dispositivos eletrónicos a bordo, tais como portáteis e tablets, como também eletrodomésticos, usando para isso um conector exterior V2L. 

Também disponível, está a função “veículo para veículo” (V2V –  Vehicle to Vehicle), que permite a transferência de energia para outro veículo elétrico, por exemplo numa emergência, através de um cabo com caixa de controlo incorporada e do conector V2L. A bateria do EV6 é preservada ao assegurar-se que o estado de carga não cai para menos de 20%, limite abaixo do qual o V2V é desativado.

Cada uma das inovações disponíveis no EV6 foi cuidadosamente desenvolvida de forma a garantir a facilidade de utilização e o funcionamento intuitivo, bem como a tornar a propriedade de um EV uma opção mais acessível e viável para mais pessoas.

As pré-reservas do EV6 em Portugal encontram-se disponíveis em https://kia.pt/ev6-prereserva/. Ainda no nosso país, é possível conhecer o EV6 através da EV6 Live Video Experience, bastando aceder ao Kia Vibe em https://ev6-vibe.kia.com/.