Kia EV6: Soluções sem precedentes multiplicam funcionalidade

Kia EV6: Soluções sem precedentes multiplicam funcionalidade

2-07-2021

Com uma avançada capacidade de carregamento rápido de 800 V, que permite ir dos 10 aos 80% de carga em apenas 18 minutos, aliada a uma autonomia de condução potencial superior a 510 quilómetros, o novo Kia EV6 oferece um nível de funcionalidade sem precedentes no seu segmento de BEV, num conjunto que é dominado pela introdução de inovadores equipamentos de alta tecnologia. As encomendas já abriram, estando as primeiras entregas na Europa, incluindo Portugal, previstas para o quarto trimestre de 2021.

Habitáculo espaçoso

Baseado na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da Kia, desenvolvida especificamente para BEV, o habitáculo do EV6 beneficia de espaço e funcionalidade líderes na sua classe. Os ocupantes dos lugares dianteiros são recebidos por uma arquitetura de tablier minimalista, que reforça a grande sensação de espaço do habitáculo. Sem necessidade de albergar um túnel central da transmissão, o piso plano do EV6 oferece aos ocupantes dos bancos traseiros 990 mm de espaço para as pernas, garantindo assim uma comodidade fora dos padrões convencionais.

O novo e inovador sistema HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) aumenta ainda mais o conforto e o espaço interior. A utilização de uma arquitetura de HVAC repartida possibilitou a diminuição das dimensões do sistema em 55% e um design mais compacto para todo o conjunto do tablier, traduzindo-se em mais espaço também à frente, sem sacrificar a climatização a bordo.

Os bancos de relaxamento especiais permitem aos ocupantes dos lugares da frente descontrair em pleno conforto e ambiente de luxo quando o EV6 está estacionado ou em carregamento. Basta tocar num botão e os bancos sobem e reclinam-se, melhorando a postura e a distribuição da pressão do corpo dos utilizadores, enquanto os convidam a esticar-se, ler um livro ou dormir um pouco.

Os materiais de alta qualidade estão presentes em vários equipamentos do habitáculo do EV6, oferecendo uma sensação de boas-vindas e assegurando uma notável longevidade dos vários componentes. O recurso a materiais sustentáveis é visível, por exemplo, nos revestimentos em pele vegan e em tecido (no caso dos bancos), ou no tapete produzido a partir de plástico reciclado, com o equivalente a 100 garrafas de água de 500 ml.

Todos os principais comandos do EV6 estão posicionados de forma a serem facilmente alcançáveis pelo condutor, contribuindo assim para uma experiência de condução mais intuitiva. O seletor Shift-By-Wire, que também permite poupar espaço no habitáculo, está convenientemente colocado ao lado do botão de arranque do EV6, na consola central,  enquanto o volante integra os principais interruptores dos sistemas de apoio à condução (ADAS), garantindo a máxima operacionalidade. Os interruptores de comando táteis do volante aquecido e dos bancos ventilados e aquecidos do EV6 foram também posicionados em local de fácil acesso.

Espaço de arrumação generoso

As inteligentes soluções de arrumação do EV6 satisfazem todas as necessidades. Um tabuleiro de arrumação central, com dimensões generosas, oferece espaço para objetos como carteiras e tablets, enquanto a consola de carregamento sem fios integrada permite aos utilizadores carregar mais facilmente os seus smartphones. Igualmente útil, o porta-luvas beneficia da arquitetura de HVAC repartida para apresentar 10,5 litros de volume, ao mesmo tempo que os cómodos suportes para copos dianteiros e traseiros proporcionam espaço de arrumação extra.

O espaço da bagageira apresenta-se igualmente mais amplo, graças à arquitetura baseada na plataforma E-GMP, colocando o EV6 sempre pronto para a próxima aventura ao disponibilizar 520 litros (VDA) com os bancos da segunda fila na sua posição normal. Com estes bancos rebatidos a 60:40, esse volume aumenta para aproximadamente 1300 litros. O EV6 apresenta também uma bagageira dianteira (também conhecida por “frunk”), que fornece 52 litros de espaço de arrumação suplementares nos modelos de tração traseira e 20 litros nos de tração integral, o que será sempre suficiente para o cabo de carregamento do veículo.

Inovadora função V2L (“veículo para carregamento”) e grande capacidade de reboque

Ampliando ainda mais a versatilidade do EV6 para as aventuras fora da cidade, a função “veículo para carregamento” (V2L) aumenta fortemente a flexibilidade deste modelo. Esta nova função permite utilizar até 3,6 kW de potência da bateria, para ajudar a carregar aparelhos domésticos externos e até mesmo outros EV. No interior, uma cómoda porta de carregamento localizada sob os bancos traseiros permite aos passageiros carregar os seus dispositivos móveis a partir da bateria do veículo, sem necessidade de adaptadores adicionais.

O EV6 foi concebido para rebocar até 1600 kg quando equipado com a bateria de 77,4 kWh, quer se trate da versão com tração dianteira ou com tração integral. Os clientes que optarem pela bateria de 58 kWh poderão contar com uma capacidade de reboque de até 750 kg. Seja qual for a opção escolhida, o EV6 oferece excelentes prestações enquanto veículo elétrico, assegurando viagens perfeitas em família, mesmo em longas distâncias.

O Kia EV6 encontra-se disponível para pré-reserva em Portugal, em https://kia.pt/ev6-prereserva/.