Kia Portugal reforça inovação digital com estratégia inédita no WhatsApp

Kia Portugal reforça inovação digital com estratégia inédita no WhatsApp

24-03-2021

A Kia Portugal, que se tem notabilizado no nosso país pela aposta no universo digital, voltou a inovar, desta vez com dois projetos na aplicação WhatsApp, uma dedicada à força de vendas e outra destinada a comunicação de produto e marca.

Na primeira destas frentes digitais, a Kia Portugal dotou a sua força de vendas, num total de 110 gestores comerciais, com o WhatsApp Business, fazendo com que cada um destes profissionais possa utilizar esta ferramenta para vender um Kia. Na configuração desenhada para a Kia Portugal pela agência i-Brothers, a aplicação permite interagir facilmente com clientes e potenciais clientes e possibilita que cada vendedor destaque os seus produtos e serviços, podendo ainda responder a perguntas.

O WhatsApp Business permite criar catálogos para exibição de produtos e serviços utilizando ferramentas especiais para automatizar, ordenar e responder rapidamente às mensagens. Numa fase posterior está prevista a integração de um módulo de e-commerce, no qual os vendedores conseguirão gerar referências Multibanco, ordens de pagamento no MBWAY e transações através de cartão de crédito.

Paralelamente com este caminho digital para as vendas, a Kia Portugal vai ainda lançar uma campanha de comunicação, no âmbito da qual irá utilizar 100 micro-influenciadores que irão promover a plataforma de e-commerce da marca, o Kia Vibe, através do WhatsApp. Será a primeira marca automóvel a utilizar este canal para uma ação desse tipo.

O Kia Vibe, lançado em 2020, é um projeto criado em Portugal e o primeiro a permitir dar todos os passos na compra de um carro novo sem sair de casa, incluindo a aprovação de crédito. Representa um investimento da Kia Portugal e da sua rede de concessionários no universo digital, estando disponível em www.kiavibe.pt. Lançado no final de abril de 2020, o “marketplace” Kia Vibe registou até agora mais de 35 000 visitas, cerca de 500 vídeo chamadas de apresentação de produto, produzindo mais 900 contactos qualificados e 60 vendas.

O Kia Vibe representou mais um passo e uma sequência lógica da forte aposta da Kia Portugal no universo digital nos últimos anos. O site da marca é hoje uma das plataformas online mais completas do setor.