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Notícia KIA VIBE: Plataforma de compra de automóveis online arranca em Portugal

23-04-2020

É um projeto criado em Portugal e é o primeiro a permitir dar todos os passos na compra de um carro sem sair de casa: chama-se Kia Vibe e representa um investimento da Kia Portugal e da sua rede de concessionários no universo digital. A plataforma de e-commerce está já disponível em https://kiavibe.pt e foi construída como uma viagem interativa que culmina na aquisição de um automóvel.

“Clique para comprar” – a expressão está mais associada a compras de “gadgets” ou de outros bens de consumo rápido. Mas a MCK Motors, empresa do Grupo Bergé responsável pela importação dos modelos Kia no nosso país, decidiu levar o conceito mais longe e apresenta agora a Virtual Buying Experience, ou Vibe.

Esta nova plataforma online distingue-se de outras soluções por permitir cumprir todos os passos da aquisição de um automóvel a partir de um dispositivo digital, desde a escolha do modelo e versão, até à finalização da compra e a entrega do carro, que pode também ela ser feita no domicílio. Neste processo, não falta a possibilidade de solicitar um test-drive em qualquer localização, ou de recorrer ao contacto, por live vídeo, com um consultor da marca para demonstração e aconselhamento.

O desenvolvimento da plataforma Vibe começou há cerca de um ano, partindo de uma iniciativa da Kia Portugal e apoiada pela Trive, uma tecnológica do Grupo Bergé com ampla experiência em soluções de e-commerce no setor automóvel.

“Numa altura em que o comércio eletrónico cresce em todo o mundo e entra cada vez mais nos hábitos quotidianos das pessoas, considerámos que este era o caminho lógico a seguir na nossa estratégia de digitalização”, comenta João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal, para sublinhar que “este foi um projeto amadurecido e desenvolvido ao longo de mais de um ano, com o objetivo de proporcionarmos mais um canal para o cliente, aumentado a sua comodidade no processo de aquisição do seu carro novo”.

O responsável da Kia adianta que “a meta essencial do Vibe é exatamente a de facilitar a vida das pessoas e a de criar novos pontos de contacto com a marca. O utilizador escolhe como quer fazer essa viagem interativa, é ele que decide se quer apenas escolher um carro, se quer ser aconselhado remotamente pelos novos digital genius em live vídeo, ou pedir um test-drive antes de decidir a compra. Essa é a grande ‘magia’ do Kia Vibe: é o cliente que define como quer estar connosco no universo online, sabendo que pode finalizar a aquisição do automóvel, se assim o entender, nesse mesmo canal”.

Como funciona o Kia Vibe

A “viagem interativa” começa na plataforma de e-commerce onde se encontram todas as viaturas disponíveis no stock da marca em Portugal. O consumidor pode aí configurar os detalhes do automóvel, desde a cor ao nível do equipamento, para o que dispõe de toda a informação detalhada, incluindo o preço final.

Uma das funcionalidades disponibilizadas pelo Kia Vibe é o denominado Live Video, que estabelece uma ligação direta a um digital genius, disponível para fazer uma visita guiada a cada automóvel. Para torná-lo possível, a Kia Portugal investiu na construção de um estúdio dedicado, montado no seu centro logístico situado nos arredores de Lisboa, um espaço de 500 m2 onde dois consultores podem mostrar as viaturas em tempo real e interagir com o potencial comprador. Para além da implementação do espaço, a Kia Portugal apostou ainda na formação desta equipa de consultores em técnicas de comunicação em TV.

O Kia Vibe facilita igualmente o contacto direto com o automóvel durante o processo de compra, com a função de test-drive on demand*. Um clique num botão em https://kiavibe.pt é também o quanto basta para agendar a condução do modelo pretendido, que pode ser levado até ao domicílio do utilizador, caso este o entenda.

A vertente transacional do Kia Vibe representa um dos seus fatores mais diferenciadores, ao permitir a finalização da compra. Nesse sentido, a plataforma disponibiliza várias opções de pagamento e de assinatura digital da documentação. Para além da hipótese do pagamento imediato da pré-reserva, por cartão de crédito, existe ainda a modalidade de transferência bancária. No caso de compra a crédito, o Kia Vibe disponibiliza uma plataforma de financiamento** com aprovação em 24 horas, consoante os casos.

A “viagem interativa” termina com a entrega do carro e também aqui a plataforma Vibe aposta na comodidade: o comprador pode levantar a viatura no concessionário ou recebê-la em sua casa.

A participação da rede de concessionários

O Kia Vibe resulta de uma aposta conjunta do importador Kia Portugal e da sua rede de concessionários.

“O objetivo da MCK, importador da Kia para Portugal, foi o de proporcionar mais um canal de mercado à sua rede de concessionários, permitindo-lhes aceder ao universo do e-commerce através de um ativo que resulta de uma aposta comum e partilhada”, explica João Seabra, Director-Geral da marca no nosso país, sublinhando que “este é, acima de tudo, um investimento do importador para a sua rede de distribuição”.

Por defeito, e salvo indicação em contrário, cada potencial cliente que acede ao Kia Vibe é assignado a um concessionário em função do código postal inserido aquando do seu registo. Depois dos passos iniciais, nomeadamente a configuração do modelo e aconselhamento por live vídeo, o contacto do utilizador é encaminhado para o concessionário, sendo este que assume o processo de compra e de gestão da documentação.

Tradição no digital

O Kia Vibe representa mais um passo e uma sequência lógica da forte aposta da Kia Portugal no universo digital nos últimos anos. O site da marca é hoje uma das plataformas online mais completas do setor e registou, em 2019, 1,35 milhões de visitas, tendo sido responsável pelo encaminhamento direto de cerca de 6% das vendas totais de unidades Kia no nosso país.

Do histórico de inovações em comunicação digital da Kia em Portugal, conta-se a ação pioneira na adoção da tecnologia de Realidade Aumentada (Augmented Reality, AR) para o lançamento de um modelo, com interação direta entre um spot TV e os dispositivos móveis dos utilizadores, iniciativa que foi alvo de uma reportagem do jornal britânico The Telegraph, que a citou enquanto prática de referência na nova comunicação digital.

*A função de test-drive on demand será implementada assim que a presente crise sanitária permita as operações seguras no exterior

**Em fase de implementação