Kia Notícias

Notícia Kia XCeed e e-Soul vencem prémios do Women’s World Car of the Year

18-11-2019

O Kia XCeed foi o grande vencedor da categoria “Urbano” no Women’s World Car of the Year 2019, votação internacional que integra exclusivamente juradas do sexo feminino. A Kia venceu ainda na categoria “Ecológico”, com a nova geração do e-Soul.

O painel, composto por 41 juradas de 34 países – entre as quais uma representante de Portugal – atribuiu a votação mais elevada ao XCeed, que disputava o título na categoria “Urbano” com os também finalistas Renault Clio e Skoda Scala. O e-Soul, a nova geração do icónico modelo da Kia, agora exclusivamente em versão elétrica, superou os finalistas Audi e-tron Quattro e Tesla Model 3. A Kia foi a única marca a conquistar dois troféus na edição deste ano, vencendo assim todas as categorias em que se apresentou como finalista.

Os vencedores das várias classes do Women’s World Car of the Year de 2019 (seis no total) foram anunciados, este sábado, no Salão Automóvel do Dubai, dando assim continuidade a uma iniciativa que nasceu em 2010 e que alcança uma audiência estimada de 268 milhões de pessoas em todo o mundo.

O galardão é atribuído exclusivamente por jornalistas mulheres que trabalham na área dos automóveis, num processo que implica o contacto e a condução de cada um dos modelos submetidos a votação. Como explica a organização, “os critérios para escolher o Women’s World Card of the Year são simples: as juradas são convidadas a votar de acordo com os critérios que as mulheres utilizam ao comprar um carro”. Independentemente das restantes razões para a escolha de um automóvel, e que são levadas em linha de conta, o vencedor é “um carro que apela muito fortemente às mulheres, e isso é, no essencial, o objetivo deste prémio”.

Para receber os prémios atribuídos à Kia esteve presente o diretor de Marketing da Kia Motors para a região África e Médio Oriente, Jimmy Chamata.

XCeed: já em Portugal

A atribuição do Women’s Car of the Year na classe “Urbano” ao Kia XCeed é especialmente relevante numa altura em que a Kia Portugal acaba de lançar este modelo no mercado nacional.

O XCeed é um crossover utility vehicle (CUV) que combina o caráter prático de um SUV compacto com a arquitetura desportiva e a condução envolvente de um hatchback. A gama portuguesa é constituída por quatro motorizações e dois níveis de equipamento, com preços de lançamento situados entre os 21 990 e os 29 340 euros*.

O Kia XCeed é um crossover de mérito próprio, tendo sido concebido como um projeto autónomo dentro da gama Ceed – e esse é um dos fatores que o torna único no mercado. Os sinais de exclusividade são claros e demarcam este verdadeiro CUV de outras propostas cuja diferenciação se fica pelos arranjos estéticos: a carroçaria estilo coupé foi desenvolvida de raiz – apenas as portas dianteiras são herdadas das versões Hatchback e SW –, ao mesmo tempo que a distância ao solo de 184 mm o coloca ao nível de muitos SUV e lhe confere real versatilidade. Entre os sinais do cuidado especial da Kia com este modelo conta-se igualmente a suspensão, com uma afinação exclusiva e batentes hidráulicos na dianteira, que permitem melhor absorção das irregularidades e, assim, maior conforto em pisos mais degradados. A bagageira, de 426 litros, é maior que a do hatchback 5p, o que reforça a singularidade e o caráter prático do XCeed enquanto crossover.

Novo e-Soul

O novo e-Soul, também já disponível em Portugal, representa uma proposta inédita no segmento dos crossovers urbanos. Na sua terceira geração, a proposta pioneira e icónica da Kia – e o terceiro carro elétrico da marca a ser vendido globalmente – tornou-se ainda mais diferenciador, dinâmico e inovador.


Embora abraçando o emblemático design e caráter jovial dos seus antecessores, a versão europeia é movida exclusivamente a energia elétrica, com uma escolha de dois conjuntos motopropulsores que asseguram grande autonomia, mas com zero emissões. Ao mesmo tempo, os conjuntos de baterias de nova geração que equipam este modelo são até 30% mais eficientes energeticamente do que os do atual líder da tabela de vendas de automóveis elétricos no mercado europeu.

O conjunto de bateria, de 64 kWh, surge acoplado a um motor elétrico de 150 kW (204 cv), o que faz com que o e-Soul consiga percorrer até 452 quilómetros com um só carregamento (ciclo combinado WLTP).

Esta proposta EV será complementada já em 2020 com o e-Niro, que apresenta as mesmas características técnicas, mas disponibiliza mais espaço a bordo e toda a vocação familiar que tem feito do Niro um crossover de referência nas motorizações eletrificadas em toda a Europa.

Tal como todos os outros modelos Kia, também os novos e-Soul e e-Niro são vendidos com o compromisso de qualidade da marca, sem qualquer encargo extra: a garantia de 7 anos ou 150 000 quilómetros, que abrange também o motor elétrico e o conjunto da bateria.

* Mais despesas de legalização