Kia Notícias

Notícia Kia XCeed: o novo crossover urbano que combina design com tecnologia avançada

28-06-2019

A Kia acaba de lançar o XCeed, o seu crossover utility vehicle (CUV), que combina o carácter prático de um SUV compacto com a arquitetura desportiva e a condução envolvente de um hatchback.

Assumindo-se como uma alternativa desportiva aos SUV tradicionais, este novo CUV oferece níveis comparáveis de espaço para os ocupantes e para as bagagens. Com as suas características de condução desportivas e sensação de maior conforto e segurança a bordo, o Kia XCeed proporciona igualmente uma dinâmica entusiasmante na condução, ao mesmo tempo que apresenta uma perspetiva mais abrangente da estrada do que num hatchback convencional.

O conjunto de funcionalidades avançadas de segurança, conectividade e infotainment do XCeed fazem dele um dos modelos com mais a avançada tecnologia do segmento dos CUV. A gama de motores turbo com temperamento vivo, por seu lado, coloca esta proposta num elevado patamar de eficiência.

Emilio Herrera, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, refere: “O Kia XCeed vai ao encontro da procura cada vez maior por automóveis que ofereçam mais emoção e dinamismo do que um SUV, quer em termos de aparência, quer de condução. Contudo, esses clientes não querem perder o carácter prático que um automóvel mais amplo lhes oferece. O nosso novo CUV vai ao encontro destas preferências, com as suas linhas características e modernas, numa carroçaria espaçosa e versátil. Juntando os pontos fortes dos hatchbacks e dos SUV, este novo modelo oferece algo de refrescante e diferente aos consumidores europeus”.

E acrescenta: “Esta mais recente adição ao portefólio da Kia orienta a gama Ceed para uma nova e ousada direção, que demonstra bem toda imaginação e ambição da nossa marca no segmento dos familiares compactos. O segmento C é o segundo maior do mercado europeu, e vai crescer nos próximos anos graças a um leque cada vez maior de tipos de carroçaria. Com o aumento da família Ceed, passamos a oferecer uma escolha nesse segmento que é superior à de qualquer outro fabricante”.

O crossover urbano Kia XCeed será produzido na fábrica europeia da marca, em Zilina, Eslováquia, tal como o Ceed Hatchback de 5 portas, o Ceed Sportswagon e o ProCeed Shooting Brake de 5 portas. Com o início das vendas na Europa previsto para o terceiro trimestre de 2019, este elemento mais recente da família Ceed será comercializado de série com a garantia da Kia de 7 anos ou 150 000 km, líder na indústria automóvel.

 

Design

Uma alternativa desportiva e urbana aos SUV tradicionais

Elegante, expressivo e moderno no seu design, o novo Kia XCeed constitui uma alternativa desportiva aos SUV tradicionais. Concebido no centro europeu de design da marca, em Frankfurt (Alemanha), este crossover teve a sua criação liderada por Gregory Guillaume, Vice-Presidente para o Design da Kia Motors Europe.

O Kia XCeed é mais emotivo e dinâmico na sua aparência do que os seus rivais mais altos, oferecendo simultaneamente algo de diferente em relação aos outros elementos da gama Ceed. Os únicos painéis da carroçaria que se mantêm em relação ao seu “irmão” hatchback de 5 portas são as portas dianteiras.

De perfil, o capô relativamente longo flui em direção aos pilares A, os quais emergem atrás das rodas dianteiras, conferindo um visual mais ágil e desportivo a todo o conjunto. Embora a distância entre eixos se mantenha igual à de outros modelos da gama Ceed (2650 mm), o Kia XCeed apresenta os vãos dianteiro e traseiro mais extensos que os do hatchback de 5 portas, respetivamente em 25 mm (905 mm) e em 60 mm (840 mm).

A porta da bagageira de inclinação pronunciada, tipo fastback, assim como o característico bordo de fuga 60 mm mais alto que o do Ceed hatchback de 5 portas, realçam a aparência dinâmica, tipo coupé, e vincam a projeção visual do habitáculo em direção à traseira. O Kia XCeed pode ser dotado de jantes de liga leve de alumínio maquinadas de 16 ou 18 polegadas, equipadas com pneus de alta aderência 205/60 R16 ou 235/45 R18.

A dianteira e traseira representam igualmente uma mudança em relação ao “rosto” tradicional dos outros elementos da família Ceed, diferenciando ainda mais o XCeed. Com uma largura de carroçaria de 1826 mm (mais 26 mm que a do cinco portas), este CUV apresenta uma face mais assertiva, com uma grelha mais proeminente e uma zona de entrada de ar inferior mais ampla. O desenho dos faróis é totalmente novo, com as típicas luzes “ice cube” LED da família Ceed a surgirem com um formato mais angular e encimadas por indicadores de mudança de direção esguios, que se prolongam até às cavas das rodas.

Na traseira, os novos grupos óticos apresentam uma assinatura de luz LED de alta tecnologia que, quando vista de determinados ângulos, parece projetar-se para a frente, até à linha de cintura do veículo. Ao mesmo tempo, as linhas fortemente acentuadas que correm horizontalmente pela porta da bagageira e pelo para-choques traseiro conferem ao Kia XCeed uma postura mais ampla e mais estável.

A elevada distância ao solo e a configuração da carroçaria permitem apresentar a mesma imagem robusta que atrai os compradores para os outros SUV da Kia. O XCeed usufrui de uma distância ao solo 42 mm superior à do Ceed hatchback de cinco portas (174 mm com jantes de 16 polegadas e 184 mm com jantes de 18 polegadas). Outros detalhes que conferem a este modelo uma presença mais vigorosa e mais próxima dos SUV são o revestimento das cavas das rodas e das embaladeiras das portas, assim como as barras de tejadilho prateadas, bem como a saia metálica do para-choques traseiro.

A gama do XCeed oferece 12 cores de carroçaria à escolha, destacando-se o novo Quantum Yellow como tom exclusivo deste modelo.

No interior, o Kia XCeed inspira-se na mesma arquitetura contemporânea dos seus irmãos da família Ceed, destacando-se, entre outros elementos, uma consola central de linhas bem definidas e ligeiramente inclinada na direção do condutor. Com a sua linha de cintura mais baixa que a de um SUV e uma distância ao solo superior à de um hatchback convencional, o Kia XCeed oferece aos condutores uma posição de condução mais desportiva, ao mesmo tempo que proporciona uma melhor visibilidade sobre a estrada (mais informações em “Organização do espaço interior”).

O sistema de infotainment com ecrã tátil “flutuante” destaca-se do tablier, ao passo que a parte inferior do painel de instrumentos fornece um conjunto de botões de pressão, botões rotativos e interruptores sensíveis ao toque, através dos quais é possível controlar o volume de som do sistema áudio, o sistema de aquecimento e a ventilação. Altamente ergonómicos, quer no seu posicionamento, quer na sua operação, estes comandos foram concebidos para permitir ao condutor alterar mais rapidamente o ambiente a bordo e sem necessidade de desviar os olhos da estrada durante mais tempo do que o estritamente necessário.

O interior beneficia de revestimentos com materiais suaves em toda a sua extensão, entre os quais se destaca o tablier com cromado acetinado, que contribui para um ambiente refinado e luxuoso. Nos estofos, estão disponíveis escolhas entre tecido, pele sintética ou pele genuína.

Exclusivo do Kia XCeed é o novo pacote de cor amarelo para o interior, que apresenta revestimentos em preto com vibrantes costuras de contraste amarelas, quer nas portas quer nos bancos. Elementos decorativos em preto brilhante e em amarelo metalizado pontificam um pouco por todo o habitáculo.

 

Organização do espaço interior

Espaço do habitáculo e da bagageira ao nível de um SUV, mas numa carroçaria mais desportiva e compacta

O Kia XCeed foi concebido para proporcionar o mesmo espaço no habitáculo e na bagageira que um SUV, mas com uma carroçaria mais desportiva e de dimensões mais compactas. Situando-se a meio caminho entre o Ceed hatchback de cinco portas e o Kia Sportage, o Kia XCeed consegue, mesmo assim, proporcionar um espaço interior e uma capacidade de carga comparáveis aos dos SUV mais vendidos na Europa.

Emilio Herrera, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, comenta: “O design e o comportamento desportivo do novo Kia XCeed CUV tornam-no naturalmente mais desejável do que muitos SUV. Este modelo oferece essas vantagens sem comprometer a versatilidade, com a sua inteligente organização do interior a permitir-lhe disponibilizar um espaço notável, quer no habitáculo, quer na bagageira”.

Com um comprimento total de 4395 mm, o Kia XCeed é 85 mm mais comprido do que o Ceed hatchback de cinco portas e 90 mm mais compacto do que o Sportage. A sua altura de tejadilho máxima de 1490 mm faz com que seja 43 mm mais alto que o Ceed e 155 mm mais baixo que o Sportage, oferecendo assim ao condutor um centro de gravidade mais baixo do que este seu “irmão” SUV e uma posição de condução mais alta do que o Ceed convencional.

Baseando-se no Ceed, um dos automóveis mais espaçosos no segmento dos familiares compactos, o Kia XCeed proporciona um espaço interior generoso para todos os ocupantes, quer viajem nos bancos dianteiros ou traseiros. A linha de cintura de cada banco, elevada até 42 mm em relação ao Ceed, facilita as entradas e saídas. A zona envidraçada com formato de meia-lua e a linha do tejadilho de fastback permitem aos passageiros traseiros usufruírem de um ambiente mais luminoso e arejado – e, acima de tudo, com maior amplitude de espaço para a cabeça – do que em muitos outros crossovers compactos de outras marcas.

Com o vão traseiro mais longo a permitir uma maior bagageira, o Kia XCeed beneficia de um volume de carga de 426 litros (VDA), 31 litros superior ao do Ceed e apenas ligeiramente inferior ao do SUV compacto mais vendido na Europa. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade de carga aumenta para os 1378 litros. A versatilidade também é assegurada pelos bancos traseiros rebatíveis a 40:20:40, pela porta da bagageira elétrica inteligente e pelo piso da bagageira com dois níveis, que pode ser subido ou descido de modo a proporcionar, respetivamente, ou um maior espaço de carga ou um compartimento de arrumação encoberto.

 

Tecnologia

Segurança, conectividade e infotainment: o Kia XCeed é um dos automóveis mais “high-tech” do seu segmento

O conjunto de tecnologias avançadas de segurança, conectividade e infotainment fazem do Kia XCeed um dos modelos de equipamento mais completo e com tecnologia mais avançada do seu segmento. As funcionalidades foram concebidas para tornar a condução mais segura e descontraída, a par de total facilidade de operação.

O XCeed é um dos primeiros automóveis na Europa a oferecer o novo sistema de telemática UVO Connect, concebido para trazer a condução para a era digital. Este sistema liga os condutores ao mundo à sua volta, ao fornecer-lhes informações através do ecrã tátil do veículo ou do seu smartphone. Disponibilizando os serviços Kia Live e equipado com um ecrã TFT LCD de 10,25 polegadas (opcional), o UVO Connect utiliza o seu próprio cartão eSIM para recolher e atualizar os dados em tempo real durante a condução. Estes dados incluem trânsito, informações meteorológicas, pontos de interesse e detalhes sobre potenciais lugares de estacionamento nas ruas e em parques (incluindo preço, localização e disponibilidade de estacionamento). O segundo elemento do UVO Connect diagnostica dados acerca do veículo e dos seus trajetos, permite ao condutor enviar dados de percursos para o veículo antes do início das viagens e, por último, proporciona ao condutor a possibilidade de saber a localização exata do seu Kia XCeed em qualquer altura.

O sistema de navegação opcional com ecrã tátil de 10,25 polegadas conta com multiligação Bluetooth de série (permitindo a ligação de dois telefones móveis em simultâneo), sendo compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. A sua avançada funcionalidade de ecrã dividido possibilita aos utilizadores o comando e a monitorização de variadas funções do veículo em simultâneo, bastando, para isso, personalizar o ecrã de modo a que este exiba até três widgets ao mesmo tempo, de entre um conjunto de aplicações disponíveis. Isto permite selecionar um ecrã único (p. ex. do sistema de navegação) ou combinar diversos elementos no monitor em simultâneo. O condutor poderá assim receber instruções de navegação enquanto os passageiros selecionam as suas canções preferidas ou consultam o boletim meteorológico. Também está disponível um sistema áudio com ecrã tátil de 8,0 polegadas (consoante a especificação do veículo), que disponibiliza funções do Android Auto, do Apple CarPlay e de infotainment.

Outras tecnologias opcionais concebidas para aumentar o conforto e a diversão em cada viagem são o sistema áudio JBL Premium com tecnologia Clari-Fi, o ar condicionado de duas zonas e os sistemas de aquecimento para espelhos retrovisores exteriores elétricos recolhíveis, volante, para-brisas, bancos dianteiros (também com sistema de ventilação disponível) e bancos traseiros.

O XCeed também estará disponível com o primeiro painel de instrumentos totalmente digital da Kia: o Supervision de 12,3 polegadas, concebido para fornecer as informações da forma mais clara possível. Apresentando um ecrã de alta definição de 1920×720 pixéis, este dispositivo digital substitui os mostradores do velocímetro e do conta-quilómetros convencionais que encontramos atualmente nos automóveis de passageiros da Kia. O seu ecrã único e perfeitamente integrado no tablier incorpora mostradores digitais extremamente claros para as funções de velocímetro e de conta-rotações. Um ecrã multifunções entre os mostradores exibe instruções de navegação, informações áudio, chamadas telefónicas e contactos, para além de informações de bordo aprofundadas, alertas de diagnóstico do veículo e notificações instantâneas (pop-ups) relacionadas com os diversos sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor. O novo painel de instrumentos Supervision de 12,3 polegadas é uma novidade que será disponibilizada como opção no novo Kia XCeed, consoante os mercados e as especificações do veículo. Substitui os mostradores físicos e os ecrãs mono-LCD de 3,8 polegadas e TFT LCD a cores de 4,2 polegadas, disponíveis com diferentes especificações.

O Kia XCeed oferece acesso a uma vasta gama de tecnologias ativas de assistência ao condutor e de segurança. Entre estas, contam-se o Sistema de Controlo da Velocidade Inteligente com Stop&Go, o Sistema de Deteção do Ângulo Morto, o Aviso de Colisão Frontal com deteção de automóveis e de peões, o Aviso de Limite de Velocidade Inteligente, o Sistema Inteligente de Auxílio ao Estacionamento, a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e o Assistente de Máximos. O Aviso de Atenção do Condutor do Kia XCeed aconselha os condutores a fazer uma pausa se o sistema detetar sinais de fadiga. A Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA) também está disponível – trata-se da tecnologia de condução autónoma de “Nível Dois” da Kia, que controla a aceleração, a travagem e a direção. O LFA consegue identificar viaturas e marcações na estrada, mantendo o Kia XCeed na sua faixa de rodagem e a uma distância segura das viaturas da frente.

Tal como acontece com todos os modelos Kia comercializados na Europa, este CUV está equipado de série com Gestão da Estabilidade do Veículo, que aumenta a estabilidade na travagem e em curva através da atuação do Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) caso seja detetada uma perda de tração.

 

Conforto a bordo e condução

Condução desportiva e experiência de bordo confortável e segura

As equipas de engenheiros da Kia na Europa foram encarregues de afinar a suspensão e a direção do novo XCeed, com vista a uma experiência de bordo agradável e a uma condução entusiasmante em todas as circunstâncias. Sujeito a um regime de desenvolvimento exclusivo, este modelo foi testado num leque maior de tipos de piso do que qualquer veículo anteriormente desenvolvido no continente europeu pela Kia.

Os protótipos foram validados em todas as condições atmosféricas, em estradas alpinas, autoestradas de alta velocidade, cidades com tráfego intenso e estradas de campo estreitas. Com os ensaios a terem lugar na Alemanha, Espanha, Suécia e Reino Unido, entre diversos outros países, o comportamento de condução deste novo crossover da gama Ceed é verdadeiramente europeu.

O novo Kia XCeed oferece aos condutores um conforto a bordo e uma condução únicos, com uma afinação da suspensão característica e componentes que não se encontram noutros modelos da família Ceed. Apesar da posição elevada do condutor, o XCeed oferece uma condução mais envolvente do que um SUV familiar típico, devido à sua afinação de suspensão específica, dimensões exteriores mais compactas, centro de gravidade mais baixo e massa geral mais reduzida.

Num exclusivo em toda a gama Ceed, o Kia XCeed surge equipado com amortecedores de batentes hidráulicos, montados como dotação de série no eixo dianteiro. Os batentes de borracha flutuam no líquido hidráulico existente no interior dos amortecedores, proporcionando um comportamento ideal em pisos acidentados. O veículo foi concebido para absorver até mesmo grandes impactos na suspensão, cuja resposta suave e progressiva lhe permite recuperar gradualmente a sua posição após uma compressão súbita. Este tipo de suspensão contribui também para uma maior prontidão de resposta da direção e para um melhor controlo geral da carroçaria, bem como para uma diminuição do ruído provocado pela sua ação em lombas ou pisos acidentados.

À exceção dos novos batentes hidráulicos, os componentes da suspensão totalmente independente do novo modelo são idênticos aos do Ceed hatchback, ProCeed shooting brake e Ceed Sportswagon. Contudo, devido à sua distância ao solo até 42 mm superior à do Ceed original (consoante as dimensões dos pneus), os engenheiros da Kia suavizaram os coeficientes de rigidez das molas à frente e atrás (em 7% e 4%, respetivamente), de modo a assegurarem níveis de conforto e de estabilidade superiores em todas as condições. O conforto em andamento é também melhorado pela adoção de um novo amortecedor dinâmico para a travessa traseira, que contribui para a diminuição do ruído e das vibrações estruturais.

Os componentes da direção mantêm-se inalterados em relação ao Ceed, embora a unidade de controlo eletrónica (ECU) que comanda o motor elétrico da direção assistida esteja de regresso neste novo modelo, para oferecer uma resposta inicial mais rápida aos movimentos do volante. Desta forma, o condutor usufrui de respostas de direção igualmente rápidas e baixos índices de adorno da carroçaria, comparáveis aos do Ceed hatchback de cinco portas. Ao mesmo tempo, o nível de assistência oferecido pelo motor da direção assistida também foi reforçado, proporcionando uma direção ligeiramente mais leve, diminuindo a fadiga nas viagens mais longas ou a baixa velocidade.

Equipado com jantes de liga leve de alumínio de 16 ou 18 polegadas e pneus Michelin (para 16 polegadas) ou Continental SportContact 5 (para 18 polegadas), o Kia XCeed oferece aos condutores elevados níveis de aderência ao solo, acompanhados de um comportamento de condução cativante e progressivo.

O sistema de seleção do modo de condução (DMS -Driver Mode Select) da Kia permite ao condutor ajustar o peso da direção, as respostas à aceleração e, nos modelos equipados com caixa de velocidades de dupla embraiagem, as respostas da transmissão às passagens de caixa. Com os modos “Normal” e “Desportivo” à sua escolha, os condutores podem selecionar este último para melhorar ligeiramente os tempos de resposta à aceleração e adaptar a direção de modo a ficar mais “pesada” e com respostas mais diretas aos movimentos do condutor. Por seu turno, o modo “Normal” possibilita ao condutor maximizar o potencial para uma maior economia de combustível e apreciar o comportamento descontraído que caracteriza o Kia XCeed na estrada.

 

Motorizações

Gama de motores turbo – variante plug-in também prevista

O Kia XCeed tem à sua disposição uma ampla gama de motores turbo com temperamento vivo que satisfazem as diferentes exigências dos diversos tipos de condutores.

A gama XCeed conta com três opções de injeção direta a gasolina (T-GDi): O 1.0 T-GDi, de três cilindros, oferece 120 cv e 172 Nm de binário, enquanto o 1.4 T-GDi proporciona 140 cv e um binário de 242 Nm. O motor mais potente é o 1.6 T-GDi, já conhecido do Ceed GT e do ProCeed GT. Com uma potência de 204 cv e um binário de 265 Nm numa ampla gama de regimes do motor, esta musculada motorização corresponde de forma perfeita à capacidade do XCeed para estar ao mais alto nível numa grande variedade de situações de condução.

No que diz respeito aos diesel, o XCeed tem à sua disposição dois motores Smartstream, as unidades diesel mais limpas alguma vez produzidas pela Kia e também as mais eficientes em termos de consumo. O motor 1.6 Smartstream é fornecido com 115 ou 136 cv.

À exceção do 1.0 l T-GDi (equipado apenas com caixa manual de 6 velocidades), as motorizações do Kia XCeed podem ser fornecidas com caixa manual de 6 velocidades ou caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem. A função Idle Stop & Go é equipamento de série em todas elas.

Tal como acontecerá com outros modelos da Kia, a partir do início de 2020 o novo XCeed poderá contar com grupos motopropulsores eletrificados de baixas emissões, incluindo o semi-híbrido de 48 V e diversas opções de híbridos plug-in.

 

Produção e vendas

Construído na Europa, para o mercado europeu

A produção do novo Kia XCeed terá início em agosto, na fábrica da Kia de Žilina (Eslováquia), na mesma linha de produção dos Ceed hatchback, Ceed Sportswagon e ProCeed shooting brake. Criado exclusivamente para a Europa, o XCeed começará a ser comercializado no terceiro trimestre de 2019, usufruindo de série da garantia de fábrica, líder no mercado, de 7 anos ou 150 000 km.