Kia Notícias

Notícia Novos modelos e eletrificação elevam vendas e quota de mercado europeia da Kia para níveis recorde

22-10-2019

A Kia Motors vendeu um total de 120.846 unidades na Europa durante o terceiro trimestre de 2019, resultando num recorde absoluto em volume acumulado, de acordo com os dados mais recentes da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA)*. Nos primeiros nove meses do ano, as vendas da Kia na Europa* cresceram 0,9% relativamente ao período homólogo de 2018, somando 389.151 unidades até ao final de setembro, enquanto a quota de mercado cresceu de 3,1% para 3,2% no mesmo período.

Emílio Herrera, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, comenta: “A nossa estratégia de lançamento de novos modelos cuidadosamente pensados para o mercado europeu, a par de avançadas motorizações eletrificadas, está a dar os seus frutos. A nova Gama Ceed revela-se particularmente bem-sucedida, especialmente após o lançamento dos novos XCeed e ProCeed. Ao mesmo tempo, a nossa crescente oferta de elétricos e de híbridos está a contribuir para o aumento das vendas da marca na Europa, à medida que mais clientes tomam conhecimento dos baixos custos de operação e alto valor destes veículos”.

O sucesso de uma Gama Ceed alargada

Disponível como hatchback de cinco portas e Sportswagon desde o segundo semestre de 2018, a Gama Ceed de terceira geração foi alargada recentemente com o lançamento do novo crossover urbano XCeed e da Shooting Brake ProCeed. As vendas da Gama Ceed aumentaram 38,7%, relativamente ao período homólogo de 2018, com 81.912 unidades até setembro. Durante este mês, o primeiro completo de vendas do novo XCeed, a Kia recebeu mais de 2.400 encomendas, enquanto os volumes do ProCeed cresceram quase dez vezes, de 1.570 unidades do modelo de segunda geração em 2018, para 15.031 unidades da nova Shooting Brake em 2019.

Com quatro estilos diferentes de carroçaria Ceed agora disponíveis em toda a Europa, a marca anunciou recentemente planos para lançar, no início de 2020, novas variantes híbridas plug-in do XCeed e Ceed Sportswagon, que vêm assim juntar-se à crescente gama de híbridos e elétricos da Kia.

Crescimento de 21% nas vendas de híbridos e elétricos

A gama de modelos eletrificados da Kia registou uma procura crescente durante os primeiros nove meses de 2019. As vendas de veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos aumentaram de 42.676 para 51.880 unidades (+ 21,6%), incluindo a geração cessante do Soul EV e o novo e-Soul, bem como o Optima Plug-in Hybrid (Sedan e Sportswagon) e a Gama Niro.*

As vendas do Niro cresceram 31,7%, para 44.949 unidades, impulsionadas pelo lançamento do facelift do Niro Hybrid e Plug-in Hybrid, e pela introdução do novo e-Niro totalmente elétrico no início de 2019. A Kia planeia introduzir motorizações eletrificadas noutros modelos da gama atual e em futuros lançamentos ao longo dos próximos meses.

Best-sellers e crossovers

O terceiro trimestre foi ainda marcado pelo crescimento da popularidade da gama de crossovers. As vendas combinadas do Stonic (51.143 unidades), Sportage (93.394), Niro (44.949) e Soul (3.776, incluindo os modelos da geração anterior) – bem como do novo Kia XCeed, colocado à venda em setembro (2.473 unidades) – cresceram 3,0%, para um total de 195.735 unidades.

A Kia também protagonizou um novo crescimento nas vendas do seu popular modelo compacto, o Picanto, o terceiro best-seller da marca, depois do Ceed e do Sportage. Após o lançamento das novas variantes GT-Line e X-Line em 2018, as vendas do Picanto no ano aumentaram 3,5%, para 59.278 unidades.

** Exclui as variantes ‘EcoDynamics +’, mild-hybrid