Kia Notícias

Notícia Recomendações e carregadores domésticos são chave do sucesso da eletrificação

27-09-2019

A Kia Motors Europe acaba de publicar um estudo sobre as tendências da eletrificação automóvel na Europa. Denominado, “Electric Mission”, este trabalho é o culminar de uma viagem de 4100 km realizada no Kia e-Niro e que passou pelos mercados mais desenvolvidos do mundo em mobilidade elétrica. O relatório foi realizado em parceria com a marca de consultoria automóvel World Shopper, fundada pelo português Ricardo Oliveira.

A Electric Mission durou 10 dias, durante os quais um grupo de investigadores visitou várias cidades do norte da Europa que se destacam pela forma como estão a moldar o futuro da mobilidade elétrica. A equipa passou pela Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia e Noruega.

Durante esta “road-trip” no e-Niro, os analistas da indústria mantiveram encontros com mais de uma centena de decisores e outros intervenientes do mundo da mobilidade elétrica, reunindo dados e informações em primeira mão para o relatório Electric Mission. Os investigadores também reuniram com consumidores, percebendo atitudes relativamente aos carros elétricos, infraestrutura de carregamento, tendências na adoção das viaturas elétricas, e como esses utilizadores as integram nas suas vidas diárias. O relatório sugere que os consumidores ainda são negativamente influenciados pelas perceções quanto ao elevado custo de aquisição, à deficiente infraestrutura de carregamento e aos longos tempos de carga.

Acima de tudo, porém, o relatório mostra como os condutores deixaram com sucesso os seus carros a gasolina ou a diesel, e incorporaram os elétricos no seu estilo de vida.

Instalar um carregador doméstico

O relatório conclui, pelo trabalho de campo realizado, que os consumidores fazem mais facilmente a transição dos combustíveis fósseis para a energia elétrica quando instalam um carregador doméstico. Muitas vezes subsidiados, ou oferecidos com a compra do carro, estes dispositivos possibilitam que se saia de casa todas as manhãs com a carga máxima – um luxo nem sempre ao dispor dos utilizadores de carros convencionais. Os proprietários do Kia e-Niro, por exemplo, podem iniciar o seu dia com um máximo de 455 km de autonomia (WLTP, ciclo combinado), o que é significativamente mais do que as distâncias percorridas pela maioria dos condutores. O relatório indica, de resto, que a distância média diária requer cerca de 4kW dos 64kW de capacidade da bateria do e-Niro.

Adaptação dos hábitos de “reabastecimento”

Se é certo que a pesquisa da Kia e da World Shopper detetou uma tendência de carregamentos em casa ou no trabalho, muitas pessoas também revelaram ter alterado as suas rotinas diárias para acomodar as operações de carga em postos públicos. Na Noruega, por exemplo, muitos condutores disseram usar os tempos de carga para fazer uma refeição ligeira, tomar café ou, simplesmente, colocar os emails em dia. A proliferação de carregadores rápidos nas estações de serviço das vias principais possibilita aos utilizadores recarregarem os seus carros para uma semana em apenas 30 minutos. A título de exemplo, carregar um veículo com uma bateria de 50kWh usando um carregador rápido de 175 kW permite alcançar 80% de carga em apenas 15 a 30 minutos.

“Word of Mouth” e as experiências de outros

A Kia concluiu, na sequência da pesquisa, que uma das formas mais fáceis de os potenciais compradores ultrapassarem as preocupações quanto aos veículos elétricos é ouvirem experiências positivas dos seus amigos e família. Com modelos como o e-Niro a tornarem possíveis as viagens de longa distância e emissões zero, muitos condutores, ainda assim, só se sentem convencidos quando ouvem falar sobre as vantagens dos custos de operação mais baixos, custos de manutenção e impostos mais reduzidos. O “word of mouth” (ou “passa-a-palavra”) mantém-se como a razão principal pela qual tantos utilizadores mudaram para o carro elétrico em vários mercados, num contexto em que as maiores autonomias das novas gerações de modelos se tornam uma verdadeira e viável alternativa.

e-Niro na Europa: emissões-zero com autonomia até 455 km

Primeiro crossover elétrico da Kia, o e-Niro oferece uma autonomia de 455 km com um único carregamento – alcance que se estende até 615 km na cidade. Já à venda em alguns mercados europeus, e com chegada prevista a Portugal já em 2020, o novo Kia e-Niro disponibiliza maior autonomia que muitos carros a gasolina e do que a maioria dos modelos elétricos de grande produção (ou ainda do que outros significativamente mais caros). A sua combinação única de estilo e sentido prático surge aliada à garantia Kia de 7 anos/150 000 km, que também cobre o conjunto da bateria e o motor elétrico.

O e-Niro está disponível numa versão de longo alcance, com uma bateria de iões de lítio de alta capacidade e 64 kWh, bem como numa outra, com bateria de 39.2 kWh, que disponibiliza 289 km de autonomia. Ligado a um carregador rápido de 100 kW, o e-Niro de 64kWh demora apenas 42 minutos para ir de 20% a 80% de carga.

O e-Niro, veio juntar-se às duas versões do Niro já existentes, o Hybrid e o Plug-in Hybrid, também elas orientadas para a eficiência ambiental. Esta é, assim, uma gama “verde” inédita em todo o mercado. As duas versões existentes venderam já mais de 250 000 unidades em todo o mundo desde a sua apresentação em 2016, das quais 90 000 só na Europa.