Kia Notícias

Notícia Troféu Kia Ceed GT Cup: a mesma paixão, agora com mais músculo

12-10-2019

A paixão pelo automóvel continua a conduzir a Kia. E, depois do sucesso sem precedentes do troféu Picanto GT Cup, chega agora a altura de um salto de gigante: a Kia Portugal e a CRM Motorsport acabam de anunciar a competição Kia Ceed GT Cup, com estreia marcada para o segundo semestre do próximo ano.

O novo troféu arranca já no próximo ano, participando nas três últimas provas do Kia Picanto GT Cup e nos 500 km do Estoril, onde haverá o dobro do tempo de pista. Em 2021 e 2022, o calendário será composto por cinco fins-de-semana de corrida.

Apesar de estarmos perante a mesma fórmula do Picanto GT Cup, o patamar técnico e competitivo é agora bem mais ambicioso: baseado no Kia Ceed, um modelo maior e bem mais potente, haverá outro prazer de condução e maior rapidez graças aos 230 cv de potência do motor turbo de 1.6 litros e à caixa sequencial de 6 velocidades Sadev.

Para muitos jovens pilotos, os pequenos e irreverentes Picanto GT Cup foram a transição do karting para os automóveis; para alguns consagrados, eles desempenharam um papel único na ligação apaixonada às corridas. O sucesso foi enorme e pedia mais, como refere João Seabra, Diretor Geral da Kia Portugal: “Depois de termos esgotado a segunda série de produção, num total de 25 unidades vendidas, sentimos que o sucesso inegável do Kia Picanto GT Cup pedia o passo seguinte”, começa por referir. “A resposta é o Kia Ceed GT Cup, a evolução natural de quem já participa no Kia Picanto GT Cup e procura dar seguimento à sua evolução desportiva. Mas também a fórmula para todos os consagrados que procuram um desafio extra e desejam manter-se na competição automóvel, em Portugal e ao mais alto nível”, explica.

Salientando o “significativo aumento da performance” em comparação com o Kia Picanto GT Cup e os custos de ativação reduzidos de um pacote técnico “entusiasmante” que continua a não prescindir da fiabilidade reconhecida à marca, Tiago Raposo Magalhães, responsável da CRM Motorsport, explica que “era chegado o momento de apresentar uma proposta de valor diferente, até para responder aos pedidos dos pilotos que atualmente militam no Troféu Kia Picanto GT Cup e se sentem preparados para dar mais um passo nas suas carreiras”.

O preço do carro será de 39.750€ + IVA e os custos de ativação deverão incrementar cerca de 50% comparativamente ao Picanto, “mas estes serão, ainda assim, consideravelmente baixos face aos argumentos que o carro apresenta”, salienta.

Integrando a nova Kia GT Cup, os dois modelos irão participar num calendário conjunto e dividir as pistas de 2020 em diante, oferecendo aos participantes das duas categorias uma plataforma “ainda mais interessante” para a promoção dos seus projetos, ressalva João Seabra. “Teremos a primeira unidade do Kia Ceed GT Cup pronta entre Fevereiro e Março de 2020 para, logo depois — e a exemplo do que sucedeu com o Kia Picanto GT Cup — iniciarmos um extenso programa de testes antes da entrega final aos clientes”, diz ainda.  “Prevemos, assim, a sua estreia em competição em Setembro de 2020”, completa Tiago Raposo Magalhães.

Este responsável revela ainda o compromisso da Kia Portugal e da CRM Motorsport em manter vivo o projeto por um período mínimo de três anos, preservando o investimento de pilotos e equipas: “Replicando a fórmula do Kia Picanto GT Cup, iremos assegurar a atividade do Kia Ceed GT Cup pelo menos até 2022, conferindo, deste modo, a estabilidade necessária para que as equipas e os pilotos possam ativar os seus projetos desportivos. Este período é aplicável ao Kia Picanto GT Cup, que deste modo vê ampliada a sua atividade para um mínimo de cinco anos”.

Mais informações no site da CRM Motorsport em: www.crm-motorsport.com.

Características técnicas Kia Ceed GT Cup

  • Motor: 1.6 Turbo
  • Potência: 230 cv
  • Transmissão: Sequencial de 6 velocidades (Sadev)
  • Tracção: Dianteira
  • Peso: 1020 Kg