Kia Soul EV - o 100% elétrico da Kia percorre Europa!

Kia Notícias

Notícia Soul EV European Electric Tour liga Cabo da Roca ao Cabo Norte

23-04-2018

Ligar o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, ao Cabo Norte, o lugar mais a norte do continente, em carro elétrico: este é o desafio inédito a que se propõem dois jornalistas portugueses, que hoje partiram ao volante de um Kia Soul EV, numa viagem de mais de 12 000 km, ao longo de 25 dias.

A Soul EV European Electric Tour tem como protagonistas Manolo e Glória Oliveira, um casal de jornalistas com ampla experiência em expedições por vários continentes. Nesta sua mais recente aventura, a dupla de viajantes vai percorrer um total de 16 países no seu caminho até ao Cabo Norte, na Noruega.

“A ideia para esta viagem surgiu depois de termos feito uma peça com o Kia Soul EV, em Lisboa, chamada ‘Fomos dar uma volta de elétrico’ que consistia em interagir com o famoso elétrico nº28, da Carris”, começa por explicar Manolo Oliveira, que reconhece o alcance único da viagem que agora inicia. Com a Soul EV European Electric Tour, pretende-se sensibilizar as pessoas para mobilidade 100% elétrica e, consequentemente, para a redução das emissões. “É uma mensagem muito simples: se o Soul EV consegue ir até a Noruega, sem poluir e de forma bastante económica, imagine-se o que pode fazer no dia-a-dia no seu habitat natural que são os circuitos urbanos”, sublinha Manolo Oliveira.  

As contas à economia são, também, um dado importante, como assinala o jornalista: “Depende muito do custo do KW e do combustível em cada país, mas, fazendo a média, podemos adiantar com alguma segurança que é cerca de 55% mais barato fazer este percurso num carro elétrico, por comparação com um automóvel de motorização convencional”.

Manolo e Glória Oliveira tencionam percorrer 500 km por dia ao volante do Kia Soul EV, num programa que passa por “carregar o carro durante a noite, sair cedo e, se possível, carregar mais duas vezes pelo caminho.” A planificação foi, assim, um passo determinante em toda esta viagem, no sentido de garantir a cobertura de infraestruturas de carregamento: “Utilizamos algumas aplicações, das quais destacamos o Charge Maps, que nos facultam todos os carregadores da Europa, o estado em que se encontram, a disponibilidade e ainda se são dos mais rápidos ou não”, explica Manolo Oliveira.

João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal, explica o apoio a esta iniciativa, destacando que “a Kia está sempre disponível para acolher ideias que vão de encontro aos seus valores – e a sustentabilidade e estilo de vida são seguramente dois deles.” O mesmo responsável lembra que “a Kia dispõe atualmente de uma das maiores gamas ecológicas do mercado português, entre opções elétricas, híbridas e híbridas plug-in”, pelo que “faria todo o sentido apoiar viagens de superação como é esta que agora se inicia”.

O Kia Soul EV que, em 25 dias, vai ligar o ocidente ao norte da Europa, é totalmente de série, não tendo sofrido qualquer alteração, exceto a colocação de um rastreador de GPS para que se possa acompanhar a viagem em tempo real. A Soul EV European Tour pode ser seguida nos seguintes canais:

Instagram:

www.instagram.com/manoloexpedition

www.instagram.com/kiaportugal

Facebook:

https://www.facebook.com/Global-Expedition-463757680358452/

https://www.facebook.com/kiaportugal