Apesar de ser uma tecnologia que se encontra prestes a celebrar 100 anos de existência, a verdade é que, só mais recentemente, a caixa automática começou a ser uma presença mais constante no mercado automóvel, especialmente com a chegadas dos carros elétricos e híbridos.
Agora que cada vez mais automóveis vêm equipados com esta tecnologia, vamos ajudá-lo a desconstruir alguns mitos que se criaram em volta desta funcionalidade e, sobretudo, ajudá-lo a perceber como usar mudanças automáticas.
Quais as diferenças entre mudanças automáticas e mudanças manuais?
As grandes diferenças estão, sobretudo, na forma como se dão as trocas de mudanças.
Tal como nome indica, nas mudanças automáticas há um sistema que faz a troca de mudanças sem que o condutor tenha de fazer nada. Isto acontece porque, ao invés das trocas de mudança serem efetuadas na manete pelo condutor, estas são geridas pelo sistema de transmissão do automóvel que deteta a velocidade e as rotações do motor e, racionalmente, decide ser ou não a altura da troca de mudança.
Assim, como usar mudanças automáticas é um processo inteiramente gerido pelo sistema de transmissão, as rotações do motor mantêm-se constantes e, entre outras coisas, permitem uma marcha mais suave e um gasto de combustível mais racional.
O que significa cada letra nas mudanças automáticas?
Quando entra num carro com caixa automática, irá reparar que existe uma manete onde pontuam uma série de letras que, traduzidas, indicam:
- P: diz respeito à posição de parque ou estacionamento (parking em inglês) que, na prática, bloqueia a caixa de velocidades evitando, deste modo, que o carro se mova.
- R: tal como acontece nos carros com caixa manual, a letra “R” diz respeito à marcha atrás (reverse em inglês).
- N: esta letra corresponde ao ponto morto ou neutro e, uma vez selecionado, faz com que a caixa de mudanças não engrene qualquer mudança. Contudo, ao contrário do que acontece quando a manete está na posição “P”, é necessário ativar os travões para que o carro não se mova.
- D: corresponde à posição de marcha (drive em inglês) e é utilizado para fazer arrancar o carro e permite à caixa de mudanças engrenar as mudanças de forma automática.
Vantagens das mudanças automáticas
Face a um carro manual um carro com caixa manual permite uma condução mais simplificada. Como?
- Condução mais relaxada:
Ao engrenar automaticamente uma mudança em função da velocidade e rotações do motor, a caixa automática permite uma condução mais relaxada e simples em condições de grande tráfego, especialmente no chamado “pára-arranca”. Isto porque nestas situações de trânsito não é necessário um grande esforço e uso da embraiagem para mover o carro, tal como acontece nos que têm caixa manual.
- Maior suavidade na engrenagem das mudanças:
Como usar mudanças automáticas é um processo silencioso, o condutor e os passageiros quase não se apercebem da engrenagem de uma nova mudança.
- Facilitam a aprendizagem:
Como são geridas pelo sistema de transmissão, carros com mudanças automáticas são ideais para quem está a aprender a conduzir ou tem menos experiência de condução.
- Poupam a embraiagem:
Ao haver mudanças automáticas e ainda uma ajuda automática para fazer o ponto de embraiagem, esta será menos usada e irá funcionar durante mais tempo sem necessidade de arranjo.
- Condução mais segura:
Uma caixa automática não envolve a necessidade de manusear a manete, logo, o condutor não necessita de tirar as mãos do volante, o que resulta numa condução mais segura.
Porque é que as mudanças automáticas são comuns em carros elétricos e híbridos?
Como já referimos, as mudanças automáticas devem a sua democratização ao desenvolvimento dos carros elétricos e híbridos. Pois apesar de elas já existirem como opção há muitos anos nos carros ICE (carros com motores de combustão interna a gasóleo ou gasolina), o seu custo sempre foi muito elevado.
No entanto, com o desenvolver da tecnologia, atualmente a diferença não é significativa. Veja-se por exemplo o caso do Kia Stonic Drive onde, com caixa manual, custa 20 275€ mas, por apenas mais 1 500€, pode ter uma caixa automática. Carros como os Kia Ceed SW PHEV, Niro EV e Sportage HEV não precisam de mais do que uma mudança para operarem, ao contrário do que acontece com os motores a combustão, que queimam combustível para gerar energia mecânica, e precisam de colocar diversas mudanças para atingir um dado nível de RPM.
Por fim, atualmente é obrigatório que os carros elétricos tenham uma caixa automática devido à sua tipologia de motor pois estes utilizam a eletricidade armazenada em baterias, ou gerada, para impulsionar o carro, de forma quase instantânea, e isso faz com que seja mais fácil acelerar o carro.
Como usar mudanças automáticas?
É muito simples, basta estar atento e mudar um pouco o nosso “mindset” face a um carro com caixa manual. Assim, vejamos como usar as mudanças automáticas começando pelo arranque:
- O arranque
Depois de se certificar de que o travão está preso, coloque a manete na posição P ou N e ligue o carro. Neste momento, carregue a fundo no pedal do travão e mude a posição da manete para a posição D se quiser seguir em frente ou R se quiser fazer marcha atrás.
Após estes passos, baixe o travão de mão e, simultaneamente, comece a levantar, lentamente, o pé do pedal do travão. O carro vai começar então a movimentar-se bastando-lhe, neste ponto, controlar a velocidade com o pedal do acelerador e travar quando necessário.
Nota: só poderá mudar a manete da posição de P para D ou de D para R com o carro parado
- O que fazer com o “pé da embraiagem”?
Como não existe embraiagem (só tem o pedal do acelerador e o travão), muitos condutores perguntam-se o que vão fazer com o pé esquerdo quando conduzem um carro com caixa automática.
A resposta é colocá-lo da forma mais confortável possível e ter cuidado durante as primeiras viagens, uma vez que o pedal do travão é maior do que o habitual e poderá existir a tendência para se ir com o pé esquerdo a este pedal.
- Imobilização do carro
Quando pretende imobilizar o veículo, abrande e coloque a manete na posição N ou P. No caso de ter de chamar um reboque, coloque sempre a manete na posição N.
Mudanças automáticas ou mudanças manuais: qual escolher?
Estas duas opções têm os seus prós e contras, o que torna cabalmente difícil afirmarmos, perentoriamente, que uma caixa automática é melhor ou pior do que uma caixa manual.
Tudo vai depender do estilo de condução que procura, do tipo de automóvel que tem em vista (alguns modelos não têm as duas versões disponíveis) e qual o tipo de trajetos que costuma fazer.
Por exemplo, se conduzir em circuito urbano, um carro com caixa automática poderá ser mais fácil de manusear, especialmente durante o pára arranca.
Preparado(a) para conduzir com mudanças automáticas?