Os automóveis elétricos são cada vez mais a opção de compra, seja para primeiro carro ou para troca de um antigo a combustão. Não apenas devido à instabilidade e tendência de aumento dos preços dos combustíveis fósseis, mas também porque há cada vez mais a consciência da necessidade de reduzirmos a pegada ambiental.
Os veículos elétricos têm evoluído rapidamente e o que anteriormente seriam preocupações, hoje já não são – os veículos elétricos têm hoje um autonomia suficiente para a maior parte dos condutores e permitem também carregamentos rápidos que dispensam imobilizações prolongadas para este efeito. Atualmente a autonomia de um elétrico está ao nível, ou pode até ser superior, à autonomia de um carro a combustão. Por exemplo, o nosso Kia e-Niro tem autonomia para 615kms e o novo Kia EV6 para uns surpreendentes 740kms. E, além disso, o carregamento é também muito rápido, basta pensarmos que no Kia EV6, carregar a bateria dos 10 aos 80% demora apenas 18 minutos, graças à plataforma E-GMP permitir que perca o menor tempo possível a carregar a bateria.
Estas autonomias e velocidade de carregamentos só são possíveis graças ao investimento que fizemos no desenvolvimento de baterias que possam garantir as necessidades até dos condutores mais exigentes.
No entanto, com o passar do tempo, as baterias podem começar a diminuir a sua capacidade de carga e autonomia. É por isso essencial que os proprietários de um veículo elétrico tenham cuidados que irão aumentar a longevidade da bateria.
Evite descarregar totalmente a bateria
O ideal é que nunca deixe a bateria baixar dos 20% de carga pois irá reduzir a vida útil da mesma. Se não tiver a certeza que terminará uma viagem com bateria acima deste valor, carregue-a a meio do percurso.
Evite temperaturas extremas
Durante uma viagem não o pode evitar, mas quando estacionar o automóvel, deixe-o num local protegido do sol direto ou da neve. As baterias gostam de temperaturas entre os 5 e os 30ºC.
Deixe arrefecer antes de carregar
No momento de colocar o veículo a carregar, deixe que este arrefeça um pouco, principalmente os componentes que formam a bateria.
Utilize postos de carregamento seguros
Seja na sua garagem ou num posto de carregamento público, deve garantir que cumpre todas as normas e que possui todas as proteções para carregar veículos elétricos.
Utilize a travagem regenerativa
Já lhe explicámos o que é a travagem regenerativa e, usá-la, é uma ótima forma de aumentar a longevidade da bateria do seu automóvel.
Lembramos que os automóveis Kia EV e PHEV (Elétrico / Híbrido Plug-In) com navegação permitem usar o mapa para localizar os postos de carregamento. Um sistema de navegação integrado nos veículos e que pode atualizar, todos os anos, gratuitamente, durante 7 anos.
E com o nosso Cartão GoEletric, usufrua de vantagens exclusivas e acesso a mais de 1.000 postos de carregamento espalhados pelo país.