Portugal é um país soalheiro onde as temperaturas, por norma, não permitem que se formem grandes camadas de neve nas estradas. A verdade é que as alterações climáticas tornam o tempo meteorológico cada vez mais instável originando fenómenos extremos de calor e frio ao longo do ano.
Com ou sem fenómenos extremos, há zonas do país em que a neve acaba por fazer parte do cenário de cada inverno, como é o caso das terras de Trás-os-Montes, Beiras e, sobretudo, da grandiosa Serra da Estrela, tornando a condução mais perigosa, especialmente quando não tomamos os cuidados necessários.
Entre esses cuidados contam-se a condução defensiva, o uso do motor para travar e o uso de correntes de neve. Ainda que, ao contrário de países como a Alemanha, Suécia ou Canadá, em Portugal não seja comum vermos carros com correntes de neve, a verdade é que este utensilio é extremamente importante de modo a oferecer maior aderência dos pneus à estrada e evitar derrapagens e faltas de tração que podem desembocar em acidentes.
O que são e para que servem as correntes de neve?
Conduzir na neve é, como já referimos, uma ação que merece da nossa parte muito cuidado e atenção, mas também uma boa quantidade de respeito pelo que diz a lei. E o que é que ela diz?
Segundo o que se encontra na lei, em determinadas estradas e condições climatéricas adversas, é obrigatório o uso de correntes de neve que se apresenta sob a forma do sinal de trânsito D9 e que, por norma, faz-se acompanhar um outro sinal em que se dá como alternativa a utilização de pneus de neve, ou seja, pneus com presos antiderrapantes na sua superfície.
No caso específico das correntes de neve, estas podem ser de tecido ou, mais frequentemente, metálicas. Devem ser colocadas nos pneus como se de uma capa protetora se tratasse sempre que as estradas estão cobertas de neve.
Colocar as correntes de neve nos pneus do nosso carro fará com que ganhemos tração e evitemos derrapagens quando temos que, por exemplo, subir à Serra da Estrela para usufruirmos da neve e das pistas de esqui.
Como colocar as correntes de neve?
A colocação das correntes de neve não é propriamente algo muito fácil, mas também não é a coisa mais difícil do mundo que não a possamos fazer pelas nossas próprias mãos.
Antes demais, é essencial escolher as correntes mais adequadas ao tamanho dos pneus do nosso automóvel. Uma vez escolhidas as correntes, estas devem ser colocadas sempre nas rodas motrizes do carro, isto é, nas rodas responsáveis pela tração.
Por exemplo, o novo Kia Sportage PHEV, um SUV de última geração que oferece um misto de potência (180 cv) e tecnologia, é um automóvel com tração às quatro rodas, o que vai implicar que coloque as correntes de neve nas quatro rodas. Por sua vez, se o nosso carro é o novo Kia XCeed (disponível nas versões a combustão, hibrido convencional e hibrido plug-in) ou o Kia Stonic iremos ter que colocar as correntes nas duas rodas dianteiras, já que estes modelos têm tração dianteira.
Para procedermos à instalação propriamente dita das correntes, devemos parar o carro fora da estrada num local seguro para nós e para os outros utilizadores da via e, preferencialmente, plano. Quando o fizer estenda a corrente e passe o cabo flexível pela parte de trás do pneu tendo o cuidado de ligar as extremidades de modo a formar um anel que deve ser fechado na parte de cima do pneu.
Depois deste passo, confirme se o cabo está bem centrado pois quanto mais apertadas as correntes, mais aderência irá ter na estrada.
Se tiver um sensor de auto-bloqueamento é essencial utilizá-lo para evitar que tenha de estar sempre a parar o carro para confirmar se as correntes continuam bem apertadas.
Depois de colocadas as correntes, basta ligar o carro e fazer-se à estrada tendo, no entanto, o cuidado para circular sempre em cima de neve, uma vez que o contacto das correntes com o alcatrão pode traçar o pneu e diminuir a aderência, bem como, estragar as próprias correntes.
Para além disso, é importante ter em mente que a velocidade máxima a que é permitido circular com correntes de neve é substancialmente inferior ao habitual devendo, por isso, circular abaixo de 50 km/h.
Apesar de ser complicado, em Portugal, adivinhar em que dia vai nevar, se está a pensar em ir até à Serra da Estrela ou até ao Gerês para aproveitar a neve e não está habituado a colocar as correntes, é importante que vá treinando em casa com o pneu sobresselente.
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