Guia para a revisão automóvel de carros elétricos
Face ao elevado preço e impacto ambiental dos combustíveis fósseis, cada vez mais portugueses equacionam, no momento da compra de um carro novo, optarem por um elétrico. Aliás, esta tendência está bem explicita nos dados recentemente apresentados pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) que nos dizem que, em setembro de 2022, registou-se um aumento de 42,7% nas vendas de automóveis 100% elétricos em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Para este aumento no número de elétricos matriculados em Portugal confluem vários fatores, como os já referidos elevados preços e impacto ambiental dos combustíveis fósseis, mas também pelo forte investimento de marcas como a KIA que, através dos seus novos modelos EV6 (eleito carro europeu do ano), Niro EV e Soul EV, traz para as estradas portuguesas a mais inovadora tecnologia em matéria de motores elétricos existente no mercado.
A estes junta-se ainda, e com impacto substancial na preferência dos condutores, o facto de a manutenção de um carro elétrico ter custos substancialmente mais baixos do que aquilo que acontece com um automóvel a combustão interna, contudo, há sempre cuidados que um proprietário de um automóvel 100% elétrico deve ter para preservar a saúde do seu carro e diminuir os riscos de anomalias.
De forma a ajudá-lo nesta tarefa, tome nota das dicas presentes no guia para revisão automóvel de elétricos que elaboramos para si.
Carros elétricos: manutenção
• Baterias
Este é, sem sombra de dúvidas, o componente mais importante de um carro 100% elétrico pois dele depende a autonomia da viatura e a mobilidade dos utilizadores.
Por esta razão, é conveniente tratar bem dela e “tratar bem dela” implica, acima de tudo, ter atenção aos carregamentos. Neste ponto, aconselha-se a que não a deixe ficar “vazia”, mas que também a não carregue totalmente, uma vez que qualquer um destes cenários vai desgastar a bateria mais rapidamente.
Por isso, uma das primeiras regras de manutenção de um automóvel elétrico é evitar deixar a bateria baixar dos 20% e também não ultrapassar os 80%. Evidentemente, sempre que isso seja conveniente.
Ainda na rubrica “bateria”, o nosso conselho é para que prefira aos carregamentos lentos em casa ou no trabalho, em detrimento dos carregamentos rápidos que, num ápice, podem levar a um carregamento superior a 80% e, se recorrentes, sujeita a bateria a variações de temperatura que não beneficiam a longevidade. Por isso, lembre-se, carregamentos lentos ajudam a preservar a integridade das células que compõe a bateria e aumenta a sua durabilidade.
Por último, sempre que possível, evite carregar o seu carro elétrico ao sol, nem o deixe exposto a temperaturas muito altas ou muito baixas, uma vez que temperaturas extremas dificultam o carregamento.
• Pneus
Apesar da sua estrutura base ser sensivelmente a mesma, os pneus para carros elétricos apresentam, por norma, uma menos resistência de rolamento do que os semelhantes para carros de motor a combustão. Por outro lado, normalmente têm de suportar maior peso, derivado do elevado peso da bateria.
A estas caraterísticas, podem ainda adicionar-se características que permitem reduzir o normal barulho do pneu sobre o piso, já que o carro elétrico é mais silencioso do que o carro de motor a combustão, nomeadamente a inclusão de uma esponja dentro do pneu.
Ainda que estas características especiais dos pneus para carros elétricos aumentem o seu prazo de validade, é importante que os pneus sejam inspecionados anualmente por um técnico profissional.
Para além disto, mesmo que os pneus não apresentem notório desgaste, aconselha-se a que os substitua após dez anos.
• Sistema de travagem
Uma das grandes peculiaridades dos carros elétricos é o seu sistema de travagem, já que todos estes automóveis vêm com um sistema que permite a recuperação da energia cinética, e sua posterior conversão em energia elétrica, gasta em travagens ou quando se deixa de acelerar.
Para além da evidente vantagem na recuperação de energia, este sistema regenerativo acaba por permitir prolongar substancialmente a vida útil das pastilhas de travão. Apesar disto, é importante que tenha sempre em atenção as indicações dadas pelo fabricante do seu veículo elétrico no que toca à substituição deste componente do sistema de travagem.
• Filtros de ar e Ar Condicionado
À semelhança do que acontece nos carros tradicionais, é importante que mude os filtros de ar do seu carro elétrico na revisão automóvel. O mesmo deve ser feito no caso do ar condicionado.
• Sistema de refrigeração
Mesmo não existindo um motor térmico, ou de combustão, também os carros elétricos possuem um sistema de refrigeração dos seus componentes, nomeadamente o motor elétrico e a bateria. Essa caraterística permite uma gestão da temperatura de cada componente e assim aumentar substancialmente a eficiência e a vida útil dos mesmos.
Por isso, é importante que verifique, regularmente o nível do líquido de refrigeração, de acordo com o especificado no manual de proprietário.