A Kia é a vencedora absoluta do Estudo de Fiabilidade JD Power de 2022, sendo a primeira marca não premium a vencer a classificação geral.
Sobre o estudo JD Power 2022
O Estudo de Fiabilidade JD Power 2022 existe há várias décadas e inquiriu 29 487 clientes no mercado norte americano com automóveis de 32 marcas distintas. No presente estudo foram inseridos novos critérios, considerados mais rigorosos, que resultaram num aumento de 59% dos problemas reportados comparativamente ao ano anterior.
As classificações e prémios de fiabilidade da JD Power 2022 são baseadas no feedback de proprietários de carros verificados e dependem dos problemas encontrados nos mesmos. Ao longo dos anos, esta classificação é considerada um excelente fator para avaliar a durabilidade e fiabilidade dos automóveis a longo prazo. De forma resumida, quanto menos problemas o automóvel apresentar, maior será a sua pontuação.
O estudo analisa um vasto conjunto de parâmetros em 9 categorias principais dos automóveis:
- Climatização;
- Assistência à condução (novo em 2022);
- Experiência da condução;
- Exterior;
- Interior;
- Recursos, controlos e ecrãs;
- Sistema de informação e entretenimento “infotainment”;
- Transmissão;
- Assentos.
As categorias facilitam a identificação dos problemas e permitem impulsionar as melhorias dos produtos em questão.
Resultados
A Kia subiu duas posições na tabela, de terceiro lugar em 2021 para primeiro em 2022.
Nos anos anteriores, a Kia tem conseguido sempre, estar no topo do ranking, ultrapassada apenas por marcas premium.
Esta é a primeira vez que uma marca não premium vence na classificação geral, constando os automóveis Kia como sendo os que menos problemas registam quando comparados com os modelos das outras 31 marcas analisadas.
Com uma pontuação de 145, a Kia superou a média do setor em 47 pontos, sagrando-se vencedora absoluta, ficando assim à frente de todas as outras marcas generalistas e premium.
O Kia Sorento obteve a máxima distinção na categoria dos SUV médios pelo segundo ano consecutivo.
Sobre a JD Power
A JD Power é líder global em insights do consumidor, serviços de consultoria e dados e análises. Sendo pioneira no uso de inteligência artificial (IA), big data e recursos de modelagem algorítmica para entender as atitudes dos consumidores, fornece inteligência industrial incisiva relativa às interações de clientes com as marcas e produtos há mais de 50 anos.
Para mais informações sobre o estudo, clique aqui.