Tornou-se chavão dizer-se que “não existe planeta B” e a prova disso é visível todos os anos com as alterações climáticas e os fenómenos meteorológicos cada vez mais extremos. Se esta prova não fosse suficiente, a deterioração da qualidade do ar que se respira, contribui para nos chamar à atenção para a urgência de adotarmos uma mobilidade sustentável e livre de combustíveis fósseis.
A urgência de mitigar as alterações climáticas e oferecer um planeta mais limpo e “respirável” aos nossos filhos e netos parece estar a surtir efeitos. As vendas de automóveis elétricos e híbridos estão a conquistar cada vez mais consumidores em Portugal e no resto do mundo. Aliás, a este respeito, é importante realçar que, em fevereiro de 2023, pela primeira vez na história, as vendas de carros elétricos no nosso país ultrapassaram as vendas de automóveis a gasóleo, numa prova de que a mobilidade sustentável é uma prioridade para os portugueses.
As vendas de carros elétricos e híbridos estão a aumentar, mas quais as razões concretas que estão por detrás disto? É o que vamos descobrir já de seguida.
Quais as razões que estão a levar cada vez mais portugueses a apostarem na mobilidade sustentável?
A proteção do meio ambiente e a mitigação das alterações climáticas são apenas uma das muitas razões para se optar pela mobilidade sustentável:
Mobilidade sustentável e Poupança de combustível
Nos carros elétricos e híbridos, a tecnologia está não só ao serviço da performance como da poupança de combustível.
Por exemplo, num carro 100% elétrico como um Kia Niro EV ou Kia EV6 , o custo de carregamento em Portugal à potência normal (potência igual ou inferior a 22 kWh) num posto de carregamento público custa, em média, cerca de 0,43€/kWh.
Se pretendermos fazer um carregamento para uma viagem de 100km no nosso Kia Niro EV que, em média, tem um consumo de 16,2 kWh/100 km, iremos pagar 6,99€ (0,43€/kWh x 16,2 kWh = 6,99€).
Como o carregamento em casa custa, em média, 0,20€/kWh, o valor a pagar será ainda menor, cifrando-se nos 3,40€ (0,21€/kWh x 16,2 kWH = 3,40€).
Se fizermos a mesma conta para um carro a combustão interna, vemos que os custos são bem maiores.
Por exemplo, para abastecer um carro a gasolina que tenha um consumo médio de 6l/100km, teríamos de despender quase 10€ (contas feitas com um preço médio de gasolina 95 a 1,6 euros o litro).
A mesma coisa acaba por acontecer nos híbridos convencionais (HEV) como os Kia Sorento HEV e Kia Sportage HEV, assim como nos híbridos plug-in (PHEV) Kia XCeed PHEV e Kia Sorento PHEV.
Devido à possibilidade de escolher que motor utilizar em função das necessidades do momento e aos sistemas de travagem regenerativa – que reaproveita a energia cinética do carro e o transforma em energia elétrica que recarrega as baterias – este tipo de veículos HEV permite-nos obter uma poupança significativa em combustível e, consequentemente, na carteira.
Por exemplo, o novo Kia Sorento PHEV (híbrido plug-in) tem um consumo misto de1.6 l/100km com uma autonomia em modo 100% elétrico de 53 km. É importante realçar que os PHEV devem ser guiados no modo otimizada de bateria, no qual o veículo utiliza os dois motores ao mesmo tempo durante uma viagem, desligando o motor a gasolina apenas nos arranques onde o motor elétrico é muito mais eficiente.
Mobilidade sustentável e a Proteção do meio-ambiente
A emissão de gases com efeito de estufa é uma das principais causas do aumento da temperatura global na atmosfera terrestre. Ao contrário dos motores a combustão interna, os automóveis 100% elétricos são completamente amigos do ambiente já que a emissão de CO2 e outros gases é inexistente, fazendo da mobilidade elétrica a face da luta contra o aquecimento global.
Por sua vez, apesar de os híbridos (HEV e PHEV) utilizarem um motor movido a combustíveis fósseis, acabam por terem uma emissão de gases muito mais reduzida do que um carro com motor a combustão interna apenas, graças à tecnologia de reaproveitamento energético que garante uma melhor performance.
Benefícios fiscais
A poupança com o gasto de combustíveis, não é o único benefício financeiro decorrente de um automóvel elétrico ou híbrido.
No nosso país, na compra de um Kia EV6 GT, veiculo 100% elétrico, particulares e empresas têm acesso a uma série de benefícios fiscais, entre os quais se contam a isenção do pagamento de ISV (Imposto Sobre Veículos) e de IUC (Imposto Único de Circulação) e, caso se trate de uma empresa, isenção do pagamento da tributação autónoma durante os primeiros 4 anos, vantagens em sede de IRC e possibilidade de dedução do IVA de compra e utilização.
Já se se optar por um híbrido plug-in como o Kia Sportage PHEV, este pode usufruir de uma redução de 75% no pagamento de ISV, desde que tenham uma autonomia mínima de 50km (o que acontece em todos os modelos PHEV da Kia) em modo 100% elétrico e emissões de gases inferiores a 50 gCO2/km.
Apoios à compra para a mobilidade sustentável
Para além dos benefícios fiscais, no sentido de incentivar a mobilidade elétrica, o governo, através do Fundo Ambiental, oferece apoios à compra de veículos por parte de particulares e empresas.
No caso dos particulares, os apoios variam entre os 4 mil e os 6 mil euros na compra de ligeiros de passageiros e ligeiros de mercadorias 100% elétricos, respetivamente. Porém, para termos direito a este apoio, o valor do automóvel ligeiro de passageiros não poderá ser superior a 62,5 mil euros. Por exemplo, num veículo 100% elétrico com o valor de 40 000€, a poupança imediata da dedução de IVA é de 7 480€, enquanto que a estimativa de poupança em 4 anos, em comparação com um carro a combustão seria de 33 904€.
Menor manutenção
Quer se trate de um carro 100% elétrico, quer seja de um híbrido convencional ou plug-in, os custos com a manutenção são mais reduzidos do que num veículo com motor a combustão interna, já que a própria manutenção é menos frequente.
Visto que o motor elétrico tem menos componentes móveis, o desgaste e a necessidade de troca de peças é menor e, devido ao sistema de travagem regenerativa, as pastilhas de travão sofrem um menor desgaste.
Ainda assim, é recomendável que se faça uma revisão a cada 15 mil km ou uma vez por ano. Esta questão é um pouco ambígua uma vez que é igual a 99% dos veículos ICE, todos os carros devem fazer uma revisão de 15 em 15 mil km ou uma vez por ano, contudo no elétricos esta revisão tem custos menores à partida, depende sempre do modelo e versão.