Certamente já ponderou comprar um veículo elétrico, mas quando foi analisar a forma como o poderia carregar, não avançou por pensar que não teria como carregar a bateria em sua casa. A verdade é que o pode fazer e de uma forma mais simples do que imagina.
Apartamento ou moradia? Pode fazer a diferença
Se vive numa moradia, mesmo que não tenha garagem, carregar um carro elétrico não levanta muitos problemas. Pode sempre estacionar de forma que consiga ligar o veículo a uma tomada de casa, embora a solução mais eficaz para carregamento de viaturas 100% elétricas passe por instalar um wallbox.
Se vive num apartamento, vai precisar que uma de duas opções: wallbox ou lugar de estacionamento. Mesmo que viva num rés do chão e consiga encostar o carro relativamente perto da janela, não é prático por vários motivos.
Tenho lugar de garagem. E agora?
Nesta situação, carregar um carro elétrico é relativamente fácil. A garagem pode ter pontos de eletricidade ligados ao quadro elétrico da sua casa ou poderá ter um contador autónomo para a sua wallbox. Assim, só precisa instalar uma wallbox perto do seu lugar de estacionamento e o valor da eletricidade que gastar irá refletir-se na sua fatura mensal.
O que é uma wallbox?
Uma wallbox é uma unidade de carregamento que se instala na parede permitindo otimizar a energia da rede doméstica para que possa ser usada para carregar o veículo, aumentando a sua amperagem.
A minha garagem de condomínio tem tomadas elétricas normais. Posso usá-las?
Deve falar com o condomínio antes de o fazer. Isto, e ter um carregador portátil, que, tal como a wallbox permite maior amperagem e maior potência para carregar a bateria do carro. Tenha presente que se optar por uma tomada convencional o carregamento pode ser muito lento.
O condomínio não pode recusar a instalação de uma tomada ou wallbox para servir o seu lugar de estacionamento, salvo em casos muito específicos.
Caso o condomínio o autorize a utilizar a eletricidade geral, existem no mercado contadores que pode instalar com ligação ao quadro e que permitem saber com rigor qual foi o consumo de energia individual, inclusive adaptáveis a consumos bi-, tri- ou quadri-horários
E em termos de custos?
Os custos de carregar um carro elétrico em sua casa irão variar consoante o tarifário que tem contratado com a sua fornecedora de energia. O mais vantajoso é ter uma tarifa bi-horária ou tri-horária, e carregar o veículo nas horas de vazio, que são tipicamente durante a noite.
Como pode ver, carregar um carro elétrico em sua casa é possível na maioria dos casos e a sua decisão de comprar um não deve depender apenas deste fator. No momento da compra, fale com os especialistas dos concessionários Kia que ajudarão na escolha do seu novo elétrico e das melhores opções de carregamento em sua casa.