Pneu furado? Como mudar o pneu
Conduzir é um ato de responsabilidade, mas mesmo com todas as precauções e atenção que coloquemos neste ato, as estradas guardam surpresas que, por vezes, são bastante desagradáveis.
O Um pneu furado é sem dúvida alguma uma destas situações desagradáveis. Um prego esquecido na estrada, uma pedra bicuda ou um buraco é tudo quanto basta para que o pneu ou pneus do nosso veículo furem ou até, em situações limite, rebentarem, levando-nos a ter de proceder a uma troca de pneu.
Apesar de ser uma ação aparentemente simples, quando o jeito não abunda ou não temos os meios e ferramentas necessárias à troca de um pneu, o caso pode ficar complicado e vermo-nos na iminência de termos de chamar o reboque ou pedir ajuda a um amigo com mais habilidade do que nós.
Para que não fique parado eternamente na berma da estrada cada vez que tem um pneu furado, siga-nos nesta aventura pelo ato de mudar um pneu.
Quando se deve trocar os pneus do carro?
Para além dos imprevistos que a estrada nos reserva, é importante cuidar bem dos pneus do nosso automóvel trocando-os regularmente, mesmo que ao nosso veículo venha equipada com a melhor tecnologia automóvel existente no mercado, como é o caso dos modelos Kia Rio, Ceed, Sorento, Sportage ou EV6.
Por norma, dependendo do uso que lhes damos, os pneus do nosso automóvel devem ser trocados de cinco em cinco anos. Para perceber em que estado estão os pneus, é importante que verifiquemos regularmente o estado do piso e da borracha, a vedação das válvulas e a existência de furos lentos, isto é, furos que são impercetíveis à vista desarmada que resultam num pneu sem ar ao fim de algum tempo.
Seja em que circunstância for, quando temos um pneu furado ou sem ar, é importante que tenha sempre consigo no carro os seguintes items:
– Um pneu sobresselente que deve estar sempre alinhado com a pressão requerida pelo manual do veículo;
– Um “macaco” e uma chave inglesa.
Para além destes materiais essenciais à troca de um pneu, é importante ter um par de luvas no porta-luvas ou na caixa de ferramentas para não sujar as mãos, um tecido ou esponja para colocar no chão quando se ajoelhar ou sentar, um colete e o triângulo para poder sinalizar o perigo na via.
Como não podemos escolher o momento em que o pneu fura, é ainda interessante ter sempre um impermeável à mão para evitarmos ficar ensopados durante uma troca de pneu à chuva.
Com o material necessário arrumado no nosso carro, chegou a altura de trocar o pneu.
Como mudar o pneu?
Quando o pneu fura só há uma coisa a fazer que é…parar em segurança. Seja qual for a dimensão do furo ou o local em que aconteça, o primeiro passo para a mudança de um pneu furado é parar o carro em segurança e sinalizar. Para este efeito, com muito cuidado, afaste o automóvel o mais que puder da faixa de rodagem, de preferência numa área plana, e pare utilizando o travão de mão, engate uma mudança e ligue os quatro piscas. Antes de sair do carro, vista o colete refletor.
Com o colete já vestido, saia do carro e coloque o triângulo de sinalização de perigo a 30 metros da traseira do carro para alertar os outros utilizadores da estrada de que há um carro parado na berma.
Neste momento, é a altura de retirar o macaco e a chave inglesa da mala. Caso o carro esteja num plano inclinado, procure uma pedra que possa fazer de cunha para as rodas e impedir que estas resvalem.
Assegurada a estabilidade do carro, é altura de trocar o pneu.
Comece por desapertar ligeiramente os parafusos para que seja fácil removê-los quando levantar a roda com o auxílio do macaco. Por falar em macaco, após o aliviar dos parafusos, coloque o macaco na zona de encaixe que existe na zona inferior do chassis. Se não consegue encontrar este encaixe, consulte o manual do veículo.
Depois de encaixado o macaco e levantada a roda ligeiramente, desaperte completamente os parafusos previamente “aliviados” e tire o pneu. De seguida, pegue no pneu sobresselente e coloque-o no cubo da roda. Coloque os parafusos apertando-os ligeiramente e baixe o macaco.
Com a roda no chão, utilize a chave inglesa para apertar os parafusos de forma mais veemente seguindo a seguinte formula: após apertar o primeiro parafuso, aperte aquele que se situa na sua diagonal seguindo a mesma fórmula para os outros.
Depois de retirado o macaco e apertados os parafusos, basta colocar o tampão ou jantes e guardar o pneu furado na mala.
Nota: caso não tenha pneu sobresselente, utilize a roda de emergência, mas tenha em atenção os quilómetros que pode fazer com ela.