Quanto dura a bateria de um carro elétrico? Preciso de trocá-la ao fim de algum tempo?
Os números não mentem. Os portugueses estão cada vez mais empenhados numa transição para uma mobilidade mais sustentável como o provam os dados da UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos) que nos dizem que, em fevereiro de 2023, pela primeira vez na história, foram vendidos mais carros 100% elétricos do que carros a gasóleo.
Mais amigos do ambiente, já que não emitem qualquer gás de efeito de estufa, e menos dispendiosos do ponto de vista dos carregamentos, os carros 100% elétricos estão a conquistar os portugueses, contudo, há algumas questões que ainda geram alguma controvérsia, como é o caso da duração: quanto dura a bateria de um carro elétrico e qual a necessidade de serem trocadas.
Tal como acontece com outros componentes do carro elétrico, ao longo dos últimos anos a indústria automóvel tem apostado na introdução de alterações profundas quer na estética, quer na tecnologia que acompanha este tipo de carros, transformando-os em peças únicas de design, resistência, potência e autonomia.
Exemplo disto são os modelos 100% elétricos Kia Niro EV, EV6 e o EV6 GT, este último um poderoso crossover que quebra barreiras e preconceitos com um design entusiasmante e uma autonomia de 424 km que ajuda o carro a desenvolver velocidades que podem chegar aos 260 km/h.
Para que esta autonomia fosse alcançada, muito mudou na forma não só como se fabricam as baterias, mas também como a mesma trabalha em comunhão com os restantes sistemas do automóvel elétrico.
Atualmente, as baterias para carros elétricos, na sua maioria à base de iões e lítio, são pensadas ao pormenor para que consigam armazenar maiores quantidades de energia e consigam aguentar com vários milhares de ciclos de carga levando-as a terem um longo tempo de vida. No entanto, como em qualquer outro componente automóvel, seja ele 100% elétrico, híbrido ou a combustão interna, a sua boa utilização e respeito pelos períodos de manutenção são fundamentais.
Quanto dura a bateria de um carro elétrico? Preciso de trocar a bateria?
Atualmente, uma bateria de um carro elétrico tem capacidades que variam entre os 30kWh e os 100kWh (a título de exemplo, o novo KIA EV6 GT possui uma bateria de 77,4 kWh) sendo que quanto maior for a bateria, maior capacidade esta terá.
Ao contrário do que alguns pensam, esta maior capacidade de armazenamento não significa que estas baterias tenham uma maior tendência para se avariarem com uma maior rapidez. Embora com o uso e os carregamentos sucessivos, as células que compõem uma bateria de um carro elétrico vão perdendo uma ligeira capacidade de armazenamento, a verdade é que a sua duração continua a ser substancialmente maior do que a bateria de um carro a combustão.
A garantia da bateria oferecida pela Kia é de 7 anos ou 150.000km, o que ocorrer primeiro.
Como referimos, contudo, a utilização que fazemos do nosso carro e a forma como efetuamos os carregamentos vão ter uma importante palavra a dizer sobre a durabilidade da bateria.
Há ainda, alguns fatores a ter em conta na altura da compra do carro elétrico pois enquanto para empresas a compra de um carro elétrica com bateria incluída pode ser mais interessante do ponto de vista fiscal, no que toca a um particular, o aluguer da bateria à marca tende a ser mais vantajoso.
Na prática, o aluguer da bateria irá depender de uma análise do fabricante sobre os quilómetros que se estima que o cliente fará com o automóvel, já que o valor do aluguer poderá variar de acordo com o maior ou menor uso.
Cuidados a ter para preservar a bateria do seu carro elétrico
Como já sublinhamos, a resposta à questão “quanto dura a bateria de um carro elétrico” depende de uma utilização criteriosa do nosso automóvel elétrico.
Entre os cuidados a ter, contam-se:
– Não carregar a bateria a 100%. O carregamento deve ser realizado até aos 80% e nunca até aos 100%. De igual forma, nunca deixe a bateria chegar a menos de 10% e se tiver de deixar o carro parado durante algum tempo, é importante que o deixe com pelo menos 60%;
– Nunca deixar a bateria sem carga, já que isto acelera a degradação da bateria;
– Tente que a bateria esteja sempre nos 80% de capacidade, uma vez que isto vai ajudar a bateria a manter as suas células à temperatura indicada. Quanto mais frio está, maior é a velocidade com que as baterias perdem carga;
– Não realizar carregamentos rápidos, mas caso tenha a necessidade, nunca o fazer mais do que duas ou três vezes por dia;
– Não deixe o carro exposto a temperaturas extremas, uma vez que estas têm o condão de degradar mais rapidamente as células da bateria. Se tiver de carregar a bateria do seu carro, tente fazê-lo à noite ou num sítio não exposto aos elementos.