Um dos pontos fundamentais na escolha de um veículo elétrico é a sua autonomia. A tecnologia tem avançado e a autonomia das baterias está cada vez mais longa. E nos veículos elétricos, tal como nos veículos a combustão, a autonomia varia em função de conduzir em circuito urbano ou em autoestrada.
Mas se nos carros a combustão a autonomia é maior quando se circula em autoestrada, nos carros elétricos é o inverso; a autonomia é maior quando se conduz em circuito urbano.
O poder da travagem
Um dos motivos por que os carros a combustão têm menor autonomia em circuito urbano é porque têm um maior consumo de combustível quando estão no chamado “pára e arranca” ou a circular a velocidades mais reduzidas. E sempre que travam, a energia é desperdiçada através do aquecimento dos travões.
Já nos veículos elétricos, travar é uma vantagem que as baterias agradecem. Isto acontece devido ao sistema da travagem regenerativa. Quanto mais se trava, mais energia se recupera, aumentando a autonomia.
O sistema de travagem regenerativa
A tecnologia tem evoluído e novas formas de prolongar a autonomia dos veículos elétricos têm sido encontradas. No sistema de travagem regenerativa, o que acontece é que sempre que deixa de acelerar, o motor elétrico ‘transforma-se’ em carregador da bateria. Em suma, acelera e gasta energia; desacelera e parte da energia é recuperada.
Um grande exemplo desta tecnologia é o novo Kia EV6 que incorpora o mais recente e avançado sistema de travagem regenerativa. Aqui, o condutor pode optar entre 4 níveis de travagem regenerativa de acordo com o nível de energia que pretende recuperar (nenhum, 1 a 3) Pode também selecionar um modo automático de variação de nível e o i-PEDAL.
O i-PEDAL é o que irá proporcionar uma maior recuperação de energia, não necessitando sequer de usar o pedal de travão para a maioria das travagens. Evidentemente, tem sempre o sistema clássico de travagem para qualquer situação mais brusca ou inesperada.
Com a experiência, habituar-se-á rapidamente a potenciar a utilização da travagem regenerativa e vai até poupar em pastilhas de travões.
Conduzir em autoestrada
Já a condução em autoestradas é mais benéfica para carros a combustão, porque permite uma condução mais consistente durante longas viagens. Para os carros elétricos, grandes distâncias sem necessidade de travar, faz com que existam oportunidades de recuperar alguma energia durante a viagem, diminuindo a sua autonomia.
De qualquer forma, com a excelente aerodinâmica, grande capacidade de bateria e alta eficiência energética, os Kia elétricos estão também perfeitamente aptos às grandes deslocações em autoestrada.
Faça uma condução maioritariamente em circuito urbano ou em autoestradas, os modelos Kia estão preparados para qualquer situação, proporcionado comodidade de condução, grandes autonomias e carregamentos ultrarrápidos. E não se esqueça que deve sempre zelar pelas condições ideias da sua bateria de forma a aumentar a longevidade de vida da bateria do seu veículo elétrico.