Tudo o que deve saber sobre os sistemas ADAS
De acordo com a ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), em 2021 foram registados mais de 28 mil acidentes rodoviários que acabaram por causar 389 mortos, mais de 2 mil feridos graves e mais de 33 mil feridos ligeiros.
Apesar destes números indicarem uma diminuição em todos indicadores face a 2019, em relação a 2020, só o item “vítimas mortais” acabou por descer, o que vem, mais uma vez, colocar em cima da mesa o assunto da segurança rodoviária em Portugal.
Esta é, verdadeiramente, uma matéria onde todos têm uma palavra a dizer. Governo e autoridades de segurança rodoviária, condutores e construtores. Se aos primeiros cabe zelar pelas boas condições das estradas, campanhas de sensibilização e cumprimento da lei e aos segundos conduzirem com precaução e consciência, aos terceiros, os construtores, fica a complexa tarefa de desenvolverem sistemas de segurança que protejam os ocupantes, especialmente reduzindo o risco de potenciais acidentes, para alem de quando estes ocorrem.
É desta necessidade que surge o ADAS – conjunto de sistemas de segurança que ajudam a ajudar a salvar vidas na estrada. Como? É o que lhe vamos explicar ao longo das próximas linhas.
O que é o ADAS?
ADAS é o acrónimo inglês para “Advanced Driver Assistance Systems” e, na prática, corresponde a uma série de tecnologias automóvel que têm como objetivo final oferecer aos condutores uma condução mais atenta e com menos erros que originem acidentes graves ou embates, bem como uma maior segurança para todos os ocupantes da viatura e demais utilizadores da estrada. Para conseguir esta segurança tão alargada, a tecnologia ADAS não se aplica apenas a uma parte específica do automóvel, mas antes uma série de sistemas que vão desde alertas de saída da faixa de rodagem até detetores de fadiga. Vamos conhecê-los.
Sistemas de segurança automóvel dentro do ADAS
Apesar de nem todos os veículos automóveis trazerem um ADAS “completo”, uma vez que tudo irá depender do modelo e equipamento escolhidos pelo comprador, os automóveis mais recentes, já vêm com um número considerável de sistemas de segurança, como é o caso dos sensores de saída estacionamento, alertas de trânsito à retaguarda ou dos limitadores de velocidade que leem os respetivos sinais.
Um bom exemplo disto mesmo é o KIA Drive Wise, tecnologias que a KIA desenvolveu para os seus modelos e que, entre outras coisas, proporciona um sistema de travagem automática de emergência que deteta peões, bicicletas, carros, etc., alertas de ângulo morto, Cruise Control inteligente com Stop & Go que ajuda a manter a velocidade e a distância de segurança para o carro da frente, monitores de visão periférica que oferecem uma visão aérea 360º graus do carro e ambiente circundante e um assistente de estacionamento remoto.
Mas há mais, muitos mais sistemas que fazem parte do ADAS da KIA. Eis alguns:
• ASCC (Advanced Smart Cruise Control – Controlo de Velocidade de Cruzeiro Avançado): este sistema oferece uma condução confortável e segura porque permite selecionar e fixar a velocidade, sem que tenha a necessidade de travar ao encontrar um veículo mais lento na mesma faixa. Assim que o obstáculo deixa de estar à frente, a viatura retoma a velocidade anteriormente selecionada. Pode ainda regular a distância ao veículo da frente.
•SLIF (Speed Limit Information Function – Função de informação sobre limites de velocidade): Tal como o nome indica, este sistema avisa o condutor não só do limite de velocidade como das informações sobre as proibições de ultrapassagem. O sistema deteta a sinalização através de uma câmara localizada na parte superior do para-brisas.
Para usufruir desta tecnologia é preciso ativá-la nas definições do condutor. Selecione “Assistência do Condutor” e ative a opção SLIF. O seu KIA vai detetar os sinais de limite de velocidade e mostrar essa mesma informação no painel de instrumentos e no ecrã de navegação. Em estradas sem sinalização, o sistema utiliza a informação disponível na unidade de navegação (se equipado).
A proibição de ultrapassagem também surgirá no painel de instrumentos.
• RCTA (Rear Cross Traffic Alert – Alerta de Tráfego à Retaguarda): Quando é detetado tráfego atrás do automóvel, por exemplo a sair de um lugar de estacionamento transversal, é emitido um aviso sonoro ou um alerta no painel de instrumentos. Se pretende ativar esta funcionalidade deve aceder às definições do condutor, selecionar a opção “Driving Assistance” e ativar o RCTA, o sistema estará pronto quando engatar a marcha atrás.
Este sistema deteta automóveis a uma distância de 50 cm a 20 metros e que circulem a uma velocidade média de 4km/h a 36km/h.
• AEB (Autonomous Emergency Braking – Assistente de Travagem de Emergência): A KIA desenvolveu este sistema de segurança avançado para ajudar o condutor a evitar acidentes ou reduzir a sua gravidade. A tecnologia AEB ajuda a reconhecer a distância em relação ao veículo, bicicleta ou peão à frente.
Para isto, são utilizados sensores e um radar localizados na dianteira do automóvel e a câmara situada na parte superior do para-brisas.
O sistema AEB funciona em três fases:
A primeira fase é um aviso ao ser detetado um veículo ou peão. À medida que o KIA se aproxima do obstáculo o sistema apresenta um aviso visual no painel de instrumentos, juntamente com um aviso sonoro.
Caso não haja reação imediata do condutor, o sistema aciona os travões de forma autónoma.
• o Around View Monitor (AVM) permite uma visão panorâmica da área circundante a toda a volta, usando quatro camaras (uma de cada lado (normalmente por baixo dos espelhos retrovisores laterias, uma na frente (normalmente na grelha dianteira) e uma na traseira do veículo. Este sistema assiste o condutor nas manobras de estacionamento, muito para alem dos avisos de sensores de proximidade de obstáculos.