Saiba Tudo Sobre a WLTP, o Novo Padrão Para Medir o Consumo e Emissões de Veículos
Quem já se debruçou sobre o tema dos consumos e emissões dos automóveis que conduzimos, provavelmente já se deparou com a sigla WLTP, correto?
Neste artigo vamos explicar-lhe tudo sobre este conceito e o significado de WLTP.
WLTP: O que é?
Antes de mais, WLTP significa “Worldwide Harmonized Light-duty Vehicles Test Procedure” ou em português, “Procedimento Mundial Harmonizado para Teste de Veículos Ligeiros” e é um protocolo definido pela Comissão Económica das Nações Unidas para definir um standard no que respeita aos testes para medição do consumo de combustível (ou energia), níveis de CO2, emissões poluentes e autonomia para veículos ligeiros elétricos.
Consumo WLTP
Este novo protocolo pretende harmonizar a forma de testar os veículos, permitindo assim obter resultados mais próximos da utilização dos automóveis. Por exemplo os testes, de acordo com o novo procedimento, duram agora 30 minutos e implicam testar o veículo em quatro ciclos com velocidades médias distintas, com acelerações e travagens, para aferir o seu desempenho energético e nível de emissões.
WLTP: O que é?
A informação que resulta dos testes WLTP é depois usada para:
- permitir comparações realistas entre diferentes veículos, algo que é relevante não só para os fabricantes, como também para os consumidores poderem fazer as melhores escolhas;
- constar da documentação oficial de registo do automóvel;
- aferir o respeito pela legislação em vigor no que respeita às emissões de CO2, algo que a União Europeia tem imposto cada vez mais limitações com vista à proteção ambiental;
- fornecer informação rigorosa aos consumidores sobre as emissões e consumo de combustível de cada modelo;
- definir a tributação fiscal aplicada a cada automóvel que atualmente em quase todos os países depende do nível de emissões de gases poluentes como forma de beneficiar os veículos mais eficientes.