Condições legais
R. 7 anos/150 000 km de garantia em todos os veículos novos Kia. Válido em todos os estados membros da UE (e também na Noruega, Suíça, Islândia e Gibraltar), embora sujeito aos termos e condições locais.
A que viaturas se aplica a garantia de 7 anos?
R. A qualquer modelo matriculado após 1 de Janeiro de 2010.
Há componentes excluídos da garantia de 7 anos?
R. Sim, alguns componentes têm uma longevidade média limitada e estão por isso cobertos por menos de 7 anos: Bateria e carga do sistema de Ar Condicionado (3 anos), sistema de Áudio ou Navegação (3 anos ou 100.000 km) e pintura (5 anos ou 150.000 km). A garantia dos pneus é prestada pelo respectivo fabricante.
A garantia é transferível a outro proprietário?
R. Evidentemente, sem qualquer problema.
É uma cobertura total de fábrica ou limitada a certos componentes?
R. Esta não é como outras garantias de seguros externos. É uma garantia total do fabricante desde o primeiro dia até ao sétimo ano.
Existe alguma prova objectiva para confiar na qualidade e segurança da kia?
R. A Kia voltou a liderar, pelo segundo ano consecutivo, mais uma edição do estudo de qualidade inicial (IQS) J.D. Power, realizado junto dos consumidores dos Estados Unidos e considerado uma referência para a indústria mundial. O J.D Power IQS (Initial Quality Study) reconheceu a Kia como sendo a marca com maior índice de satisfação junto dos seus clientes, tendo registado o melhor desempenho nos últimos 20 anos, com nada menos do que cinco modelos na liderança dos respetivos segmentos, um recorde entre todas as marcas.
Existe alguma limitação de quilometragem?
R. Não há limite de quilometragem durante os 3 primeiros anos. Para o período subsequente, o limite é de 150.000 km. No caso de utilização profissional (Táxi, Rent a Car, Escolas de condução, etc.), o limite de 150.000 km vigora desde o inicio.
Como é possível um fabricante oferecer 7 anos ou 150.000 km de garantia?
R. É a excepcional qualidade de produção nas nossas fábricas, na Europa e no mundo, que confere à Kia a confiança necessária para oferecer esta excelente garantia, única no mercado europeu.
A garantia de 7 anos mantem-se para uso profissional, como táxi, por exemplo?
R. Para utilização profissional (Táxi, Rent a Car, Escolas de condução, etc.) mantêm-se os 7 anos de garantia. A única diferença é que o limite de 150.000 km vigora desde o inicio, enquanto que para uso particular não existe limitação de quilómetros durante os 3 primeiros anos.
A garantia de 7 anos aplica-se também à carroçaria, em termos de corrosão?
R. A garantia Anti-perfuração de todos os elementos da carroçaria é valida durante 12 anos, desde que a mesma seja inspeccionada regularmente pelo Reparador Autorizado Kia.
O que tenho que fazer para usufruir plenamente desta excelente garantia?
R. O cumprimento do plano de manutenção preconizado pelo fabricante é condição fundamental para a manutenção da cobertura de garantia Kia, de acordo com o Manual de Proprietário e registos no Guia de Manutenção e Garantia que acompanham cada viatura.
Perco a garantia se fizer a manutenção numa oficina não autorizada Kia?
R. Os técnicos Kia têm uma experiência consolidada e formação específica, sendo treinados para garantir que o seu veículo é mantido de acordo com as recomendações da Kia. Por esse motivo, a Kia recomenda que a manutenção seja efetuada num Reparador Autorizado Kia. De qualquer forma, a legislação permite ao Consumidor escolher a oficina onde faz a manutenção ainda que não seja Reparador Autorizado da marca, pelo que a escolha será sempre sua. Salientamos que, nesse caso e para que possa usufruir plenamente da garantia Kia, a oficina independente terá de garantir o cumprimento de todas as recomendações do fabricante, o que implica que conheça os detalhes do seu veículo e se mantenha permanentemente atualizada quanto às normas e procedimentos do fabricante. Assim, para evitar colocar a sua garantia Kia em risco, recomendamos que confirme se esta oficina independente tem um conhecimento especializado, cumpre integralmente com o correto plano de manutenção da sua viatura e utiliza apenas peças e lubrificantes originais Kia ou de qualidade equivalente na manutenção e reparação da sua viatura, de forma a evitar danos que poderão não estar cobertos pela garantia Kia.
Perco a garantia se converter a viatura para GPL?
R. A adaptação de uma viatura para usar GPL, para além de não recomendada pelo fabricante, é considerada como uma alteração de produto para efeitos de garantia. Assim, caso exista uma anomalia num sistema que esteja minimamente relacionado com essa adaptação, dificilmente se poderá considerar como defeito de fabrico para aplicação da garantia. Portanto, não se poderá dizer que perde a garantia automaticamente, como também não se poderá assegurar que a mesma se mantém. Na eventualidade de uma avaria, ter-se-á de analisar caso a caso, alertando-se desde já para o risco associado. Em caso de dúvida, e sabendo que existe uma alteração de produto, a garantia não se aplicará.