Se conduz, sabe que os imprevistos podem acontecer a qualquer um e quando menos se espera. Desde o motor deixar de funcionar, um furo ou um acidente e pode ter que parar o seu carro na via. E para que o possa fazer em segurança, há itens que a lei obriga a ter sempre consigo no carro.
Já outros, apesar de não serem obrigatórios, são altamente recomendados. Se quer saber quais os obrigatórios – para evitar multas desagradáveis – e os recomendados – para estar ainda mais prevenido – continue a ler este artigo.
Itens obrigatórios
Triângulo: O triângulo tem a função de sinalizar aos outros condutores que existe um obstáculo na rodovia. Este deve ser colocado a 30m ou mais do seu carro e de forma que seja visível a 100m pelos outros condutores. O triângulo deve ter material refletor para ser visto à noite.
Colete refletor: Tal como o triângulo, tem o objetivo do seu utilizador ser visto à distância quando está fora do carro. Tenha em atenção que, ao contrário do triângulo, o colete não deve estar guardado no porta-bagagens, mas sim no habitáculo, para que o possa colocar antes de sair do carro.
Documentos do veículo: Certificado de Matrícula ou Documento Único Automóvel, certificado de seguro, certificado de inspeção técnica periódica e, claro, a sua carta de condução e documento de identificação. Nota: o selo do seguro tem de estar visível no para-brisas.
Itens recomendados
Kit de primeiros socorros: Apesar de não ser obrigatório nos ligeiros de passageiros, ter um no seu carro poderá fazer toda a diferença em caso de acidente ou pequenos acidentes. Garanta que está facilmente acessível dentro do carro e que tem os seguintes materiais:
- Rolo adesivo;
- Pensos rápidos;
- Gaze de vários tamanhos;
- Compressas para queimaduras de vários tamanhos;
- Ligaduras elásticas;
- Manta de primeiros socorros (210 cm x 160 cm) em poliéster metalizado em embalagem fechada;
- Compressas para feridas;
- Ligaduras triangulares (imobilização de fraturas);
- Tesoura;
- Pinça;
- Desinfetante para as mãos;
- Manual de primeiros-socorros.
Extintor: Deve estar carregado e pronto a utilizar de imediato e estar acondicionado preferencialmente debaixo do banco do condutor.
Cabos de arranque: Úteis no caso de se esquecer de alguma luz acesa e a bateria de arranque se descarregue por completo.
Luvas: Na eventualidade de necessitar de trocar um pneu, as luvas protegem as suas mãos da sujidade maior ou de objetos que podem potenciar pequenas feridas.
Tudo isto é importante, mas para que a utilização destes itens seja minimizada ao máximo, tenha especial cuidado quando conduzir em piso escorregadio e garanta que tem os pneus certos para o seu carro. E em caso de avaria, oferecemos-lhe 7 anos de garantia Kia, para que a sua única preocupação seja desfrutar da condução do seu veículo.