O Que é a Travagem Regenerativa
Os automóveis eletrificados são atualmente veículos tecnologicamente muito evoluídos e claro, movidos a eletricidade. A maior parte das pessoas tende a pensar que o carregamento das suas baterias acontece quando o automóvel é ligado a um carregador, fonte de energia elétrica, mas essa não é a única forma de repor a energia.
Sistema de Travagem Regenerativa
Os automóveis elétricos e híbridos mais evoluídos contam com uma tecnologia que designamos por sistema de travagem regenerativa. O que isto significa é que cada vez que deixa de acelerar, o motor elétrico do automóvel passa a atuar como um gerador, permitindo assim recarregar as baterias.
O que na prática acontece é que a energia das baterias é consumida quando o veículo está em aceleração e é reposta quando o veículo está em desaceleração. Este processo acontece por via da conversão de energia cinética da travagem em energia passível de ser armazenada na bateria do automóvel.
Isto significa que além do benefício direto de aumentar a autonomia do veículo e reduzir a dependência da fonte externa de energia, também os travões do automóvel são poupados, porque a travagem acontece por via do motor, aumentando assim a sua longevidade e reduzindo a necessidade de manutenção e também os custos associados.
Modelos Kia com travagem regenerativa e i-Pedal
O novo Kia EV6, por exemplo, é dotado da mais recente geração do sistema de travagem regenerativa. Este sistema é comandado por patilhas localizadas na parte de trás do volante e permite ao condutor travar o automóvel, de forma a recuperar energia, aumentando não só a autonomia, mas também a eficiência energética. Neste novo modelo da Kia o condutor pode optar entre seis níveis de travagem regenerativa (nenhum, 1 a 3, “i-PEDAL” ou modo automático), consoante o nível de recuperação energética pretendido.
Para permitir a regeneração máxima pode optar pelo modo de condução “i-PEDAL”, sendo que, neste caso a travagem suave do automóvel dispensa o uso do pedal de travão.
Na Kia temos vários modelos eletrificados, desde o MHEV ao EV, dotados de travagem regenerativa, como por exemplo o Kia EV3, o Kia Niro EV, com autonomia até 615km, para além do já mencionado Kia EV6, sendo que apenas os EVs têm possibilidade de alterar os respetivos níveis.