Depois de muito procurar e comparar, acabou por optar por se dirigir a um dos concessionários Kia espalhados por todo o país e adquirir um novo modelo Kia.
Tratados todos os requisitos legais relacionados com a compra, chegou a altura de desfrutar da sua nova aquisição e começar a preocupar-se com outro tipo de questões, nomeadamente quando terá de o levar à primeira inspeção periódica.
Começamos, como não podia deixar de ser, por lhe explicar para que serve a inspeção automóvel.
Para que serve e onde se realiza a inspeção?
Apesar de a Kia lhe oferecer 7 anos de garantia, a verdade é que a lei portuguesa obriga a que todos os veículos motorizados que circulam nas estradas nacionais realizem uma inspeção.
O grande objetivo desta inspeção periódica é garantir que todas as viaturas que circulem nas estradas do país ofereçam condições de segurança não só aos automobilistas, mas também aos passageiros e outros utentes da via.
Assim, a primeira inspeção de carros novos e todas as outras que se seguirão ao longo dos anos, visará confirmar a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança dos veículos, de acordo com as suas características originais homologadas, ou as resultantes de transformação autorizada (artigo 115.º do Código da Estrada).
Para realizarem a inspeção, os automobilistas devem levar a sua viatura a um dos muitos centros de inspeção automóvel que existem de norte a sul de Portugal, incluindo ilhas. De sublinhar que, estes centros de inspeção, estão assinalados com um sinal de informação (azul) onde se pode ler “IPO”.
Quais os documentos necessário e quanto custa?
No momento em que entra num IPO (centro de inspeções automóvel), deve ir acompanhado dos seguintes documentos:
– DUA (Documento Único Automóvel);
– Título de registo de propriedade;
– CC (Cartão de Cidadão) ou BI (Bilhete de Identidade);
– Documento do Seguro.
Para além da documentação, sublinhe-se que a inspeção periódica tem custos que variam em função da categoria a que pertence o seu veículo. São os seguintes:
– Veículos ligeiros: 31,50 euros (com IVA);
– Veículos pesados: 47,15 euros (com IVA);
– Reboques e semirreboques: 15,87 euros (com IVA);
– Motociclos, triciclos e quadriciclos: 15,87 euros (com IVA).
O que é verificado na inspeção?
No momento em que o seu carro entra no centro de inspeções, os técnicos do IPO irão proceder a uma série de testes, como veremos de seguida:
- Identificação do veículo
Com os documentos em mãos, o técnico vai confirmar se o automóvel respeita e se encontra em conformidade com o Código da Estrada.
- Verificação do Sistema de Iluminação e Visibilidade
Para além de verificar que todas as luzes se encontram em bom estado de funcionamento, o técnico vai ainda verificar o estado de conservação e visibilidade dos vidros.
- Teste ao Sistema de Suspensão
O técnico vai proceder à verificação dos eixos, rodas e transmissão para detetar eventuais folgas na suspensão, direção e transmissão, bem como deformações nas paredes internas dos pneus, fissuras e corrosão nas jantes.
- Verificação do Sistema de Travagem
No frenómetro de rolos, será testado todo o sistema de travagem.
- Medição do alinhamento da direção
Será medido o alinhamento das rodas diretrizes do veículo e verificado o estado mecânico dos componentes da direção.
- Controlo das emissões
Através de uma inspeção-geral ao sistema de escape, o técnico controla o nível de emissões de CO2, identifica fugas e verifica o estado da montagem.
- Inspeção Visual ao Veiculo
O técnico realiza uma verificação visual do estado geral de conservação do veículo.
- Verificação da existência e conformidade de equipamentos obrigatórios
No âmbito da inspeção periódica, é verificada a existência e conformidade dos equipamentos obrigatórios, tais como o colete retrorrefletor, o triângulo ou o extintor (obrigatório em veículos de transporte coletivo).
Quando é que é feita a primeira inspeção para carros novos?
Para saber quando deverá levar o seu novo Kia à primeira inspeção, aconselhamos a que olha para a matrícula do carro. Estranho? Nem por isso.
Devemos verificar a inspeção através da matrícula porque, de acordo com o Código da Estrada, todos os veículos devem ser levados à inspeção até ao dia e mês do registo de matrícula.
De sublinhar que, quer se trate da primeira inspeção de carros novos ou das que se vão seguir, poderá realizar a inspeção obrigatória durante os 90 dias que antecedem a data de inspeção.
Vamos, agora, determo-nos, especificamente, na primeira inspeção de carros novos.
No caso do seu novo Kia, como se trata de um carro pertencente à categoria de ligeiros de passageiros, deve levá-lo à primeira inspeção 4 anos depois da data da primeira matrícula.
Após a primeira inspeção, quando são as próximas?
Tal como acontece com a primeira inspeção de carros novos, a data das inspeções subsequentes acontecerá até ao dia do registo da primeira matrícula, mas com a periocidade a variar de acordo com a categoria do veículo.
Num ligeiros de passageiros, após a primeira inspeção de carros novos, as seguintes quatro irão realizar-se de dois em dois anos. Findo este período, as inspeções passam a ter um carácter anual.
O que acontece se o automóvel chumbar na inspeção?
Independentemente de se tratar da primeira inspeção de carros novos ou não, o automóvel que chumba na inspeção poderá ser reprovado sem imobilização ou reprovado com imobilização.
Na primeira situação, caso se detetem 6 ou mais anomalias de grau 1 (leves) ou uma anomalia de grau 2 (graves), terá de levar o seu automóvel de novo à inspeção no prazo de um mês (período durante o qual não pode transportar passageiros ou carga) com as anomalias corrigidas.
Já na segunda situação, caso se detetem anomalias de grau 3 (muito graves), terá de imobilizar, de imediato, o seu automóvel. De sublinhar que só é permitida a circulação de um veículo nestas condições até à oficina de reparação.
Quando as anomalias forem corrigidas, deve levar o seu automóvel de novo à inspeção.
Dados os custos e constrangimentos que esta situação acarreta, aconselhamos a que, antes de levar o seu Kia EV6 à inspeção, siga o plano de manutenções da Kia, faça as revisões previstas pela marca nas suas oficinas acreditadas e, como neste caso se trata de um carro 100% elétrico, leia o guia que preparamos para si e que lhe vai ajudar a perceber quais os componentes que precisam de uma manutenção mais regular.
Coimas por falta de inspeção
Circular sem inspeção automóvel implica o pagamento de coimas cujo valor será estipulado em função da categoria do veículo em causa. Assim:
– Se circular sem inspeção, a coima irá dos 250 aos 1250 euros;
– Caso faça a inspeção após a data limite, terá de pagar uma coima que variará entre os 30 e os 1250 euros e marcar nova inspeção;
– Ligeiros de passageiros e de mercadorias que tenham reprovado com duas anomalias de grau 2 na direção, travagem ou suspensão e que sejam apanhados a circular, sofrem coimas entre 250 e 1250 euros;
– Veículos reprovados com anomalias de grau 3 que sejam apanhados pelas autoridades a circularem incorrem em coimas que vão dos 250 aos 1250 euros.
– Veículos sem inspeção extraordinária que sejam apanhados a circular incorrem numa coima que varia entre 250 e 1250 euros;
– A falta da ficha que comprove a inspeção resulta numa coima entre 60 e 300 euros.
Com este artigo acreditamos que agora está preparado(a) para passar na primeira inspeção do seu carro novo com distinção.