Quanto custa um automóvel elétrico?
Qual o automóvel elétrico mais barato do mercado? Serão os EV, de um modo geral, acessíveis? Resumidamente, o custo de um automóvel elétrico depende de muitos fatores, nomeadamente a marca, modelo e potência da bateria, para além dos subsídios estatais e benefícios fiscais que possam existir no seu país. Ao mesmo tempo, a longo prazo, o custo de propriedade pode também ele gerar um efeito de “retorno do investimento” para o seu proprietário.
Vamos então debruçar-nos sobre alguns dos aspetos que deverá ter em conta ao ponderar comprar um EV.
Custos iniciais: qual é o preço de um automóvel elétrico?
Embora o preço de venda dos automóveis elétricos esteja sempre a baixar (conforme a tecnologia das baterias vai avançando), estes automóveis são, de um modo geral, mais caros do que os seus equivalentes com motor a gasolina ou diesel. No entanto, se calcular os custos de propriedade globais e todos os fatores envolvidos, como a baixa manutenção e o preço dos combustíveis, os veículos elétricos são a opção mais económica a longo prazo.
E, tendo em conta que as pessoas, na sua maioria, adquirem atualmente os seus automóveis através de financiamento, o custo mensal de um veículo elétrico será muito semelhante ao de um seu congénere a gasolina ou diesel.
As primeiras boas notícias
-
Subsídios estatais e isenções fiscais
Consoante o país onde viva, poderá ser elegível para um subsídio estatal, que irá fazer uma enorme diferença no preço inicial. Poderá também ficar isento do pagamento de impostos relacionados com o seu veículo, pelo facto de este ser elétrico.
-
Menores custos de manutenção
Embora nenhum automóvel esteja totalmente isento de manutenção com o passar do tempo, os elétricos não costumam necessitar de muitas intervenções dessa natureza comparativamente aos equipados com motor de combustão interna (MCI). Isto deve-se ao facto de os motores elétricos terem apenas uma peça móvel, enquanto os a gasolina ou diesel convencionais possuem inúmeras, que poderão necessitar de reparação (desde válvulas a êmbolos, passando pela cabeça do motor e pelas tampas do depósito de combustível). Isto significa, em última análise, menores custos de manutenção.
Cada vez mais europeus descobrem os benefícios financeiros da passagem para um automóvel elétrico (1)
Retorno do investimento a longo prazo: o dinheiro poupado em combustível
Entre as principais vantagens dos veículos elétricos contam-se os seus custos de utilização baixíssimos. Este fator, claro está, tem impacto nos seus custos de propriedade globais: o dinheiro poupado em combustível ao longo do tempo acabará por ultrapassar aquele que foi inicialmente investido. Conduzir um automóvel elétrico é quase sempre mais barato (e, muito frequentemente, muitíssimo mais barato).
No primeiro caso, um consumidor compra um automóvel para percorrer quase 100 km todos os dias úteis (ou seja, exceto feriados e fins de semana), o que resulta numa quilometragem anual de 21 655 km (base: dados da CBS de 2014 (CBS, 2015)). O proprietário mantém o veículo na sua posse ao longo de oito anos, carregando-o em casa 80% das vezes e em estações de carregamento nas restantes 20%. O automóvel é carregado, em média, uma vez por dia. O proprietário usufrui de um desconto social de 7%. (2)
-
A quantia exata que poupará em combustível dependerá contudo de vários fatores:
- O modelo em questão e as respetivas especificações (alguns são mais eficientes em termos de consumos do que os outros)
- O preço da eletricidade no seu país
- O método de carregamento utilizado
- A frequência de utilização do EV e a duração do tempo de utilização
- O seu estilo de condução
- O clima e as condições atmosféricas da sua zona de residência
No entanto, levando todos os fatores em conta (e independentemente destas variáveis), é muito provável que, se comprar um automóvel elétrico em vez de um a gasolina ou diesel, acabe por poupar uma quantia significativa durante o período em que for seu proprietário.
Chegou a hora. #goelectric
Explore a gama de veículos eletrificados Kia
-
KIA NIRO
-
KIA NIRO PHEV
-
KIA e-SOUL
-
KIA CEED SW MHEV
-
KIA XCEED PHEV
-
KIA CEED SW PHEV
-
KIA SPORTAGE MHEV
Sources