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A nova família eletrificada Kia Niro.
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Qual a autonomia de um automóvel elétrico?
QUAL A AUTONOMIA
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Atualmente, a Kia é uma das líderes na eletrificação dos grupos motopropulsores, oferecendo uma vasta gama de automóveis elétricos e híbridos que podem reduzir os custos de utilização e aumentar o prazer de condução.

Emilio Herrera
Chief Operating Officer
Kia Motors Europe
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O e-Soul é o primeiro automóvel elétrico da Kia a ser vendido à escala global, e está a tornar-se cada vez mais popular entre os clientes europeus que procuram um automóvel amigo do ambiente, mas com um design que sobressaia.

Artur Martins
Vice-President Global Brand Marketing
Kia Motors Corporation
Onde e como é carregado um automóvel elétrico?
ONDE E COMO
É CARREGADO UM
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QUANTO TEMPO LEVA O
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O que há de novo no mundo dos automóveis elétricos?
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Saiba mais sobre a garantia de 7 anos da Kia
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Quais são as formas de carregar um automóvel elétrico?
QUAIS SÃO AS FORMAS DE CARREGAR UM AUTOMÓVEL
ELÉTRICO?
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Os nossos modelos elétricos mais recentes permitem longas viagens com zero emissões, e tornam a mudança em relação aos combustíveis fósseis tão simples quanto possível.

Pablo Martinez
Director Product & Pricing
Kia Motors Europe
UVO Connect
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Os automóveis elétricos requerem muita manutenção?
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  • The new Kia e-Niro.

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Se tiver mais questões, não se preocupe, nós ajudamos! Eis um breve resumo das mais frequentes.

Depende de muitos fatores diferentes, um dos mais importantes dos quais é o modelo que conduz. Igualmente importantes são a velocidade a que circula, a frequência com que acelera, o terreno, o clima, os fatores geográficos (p. ex. a altitude) e a quantidade de carga transportada. No entanto, neste momento a maioria dos automóveis elétricos conseguem percorrer entre 160 e 240 km antes de necessitarem de ser carregados. Alguns modelos já conseguem mesmo percorrer 455 km com um só carregamento. Estes números irão subir consideravelmente durante a próxima década, dado que estes automóveis estão a fazer enormes progressos em termos de autonomia, graças em grande parte aos avanços registados na tecnologia de baterias. Se tiver em conta que metade das viagens que faz corresponde a distâncias inferiores a 8 km, estamos a falar de muitas viagens entre cada carregamento (para os condutores que necessitam de percorrer distâncias mais longas regularmente poderá ser mais aconselhável um automóvel híbrido plug-in, que é reforçado com um motor de combustão (ou seja, um PHEV).

A sua primeira opção, se tiver estacionamento no perímetro da sua residência, é carregar o seu veículo em casa. Trata-se de uma forma cómoda e económica, existindo muitas empresas que disponibilizam postos de carregamento completos por um preço estipulado. As velocidades de carregamento variam consoante a configuração do equipamento usado para esse efeito. Poderá igualmente recorrer a postos de carregamento públicos (que existem em cada vez maior número) quando estiver fora de casa. Basta ligar o cabo de carregamento do seu veículo à ficha, ativar o posto de carregamento (normalmente, através de um cartão RFID sem contacto ou de uma aplicação móvel) e deixar que o seu automóvel faça o resto. Graças aos esquemas de incentivos governamentais, existem cada vez mais empresas a disponibilizar também postos de carregamento para automóveis elétricos, quer dos seus funcionários, quer dos seus visitantes. (No futuro, prevê-se que estes postos existam em grande número em centros comerciais, estações ferroviárias, hotéis, cinemas, áreas de serviço das autoestradas e postos de abastecimento de combustível tradicionais).

Depende da forma como carrega e do local onde o faz. Com um carregador de CC de alta potência numa estação de carregamento pública, poderá carregar a sua bateria dos 20% aos 80% em 42 minutos. Mas, se usar uma wallbox instalada em casa, o seu veículo estará pronto a arrancar com a bateria totalmente carregada ao fim de 9.30 horas*.

*Estes números baseiam-se numa bateria de autonomia longa de 64 kW.

As estimativas da diferença de custo total de propriedade entre os automóveis elétricos e os convencionais variam bastante, e vão dos 5.000 € aos 20.000 € por veículo (ao fim de 4 anos, com uma quilometragem anual de 20 000 km), consoante o país, tipo de veículo elétrico, os preços do combustível e outras variantes (McKinsey, 2014). Existem igualmente vários fatores específicos dos diferentes países que poderão fazer pender ainda mais a balança para o lado dos automóveis elétricos, tais como as isenções fiscais e a eletricidade mais barata - com custos proporcionalmente mais baixos para a infraestrutura de carregamento daí advenientes (Hacker et al., 2015). Em termos de manutenção, os automóveis elétricos também podem sair mais baratos quaisquer que sejam as circunstâncias. E, graças à garantia de 7 anos que só a Kia oferece, os proprietários dos novos modelos eletrificados da nossa marca podem usufruir da perspetiva de terem todos os trabalhos de manutenção e reparação cobertos durante um longo período no futuro.

Os preços dos novos veículos elétricos lançados no mercado em 2018 variou entre os 30.000 € e os 100.000 €. Embora este intervalo de preços seja, de um modo geral, mais elevado do que o dos automóveis com motor de combustão interna convencional, a compra com a bateria em leasing pode diminuir significativamente os custos. Existem igualmente incentivos ou deduções fiscais (a nível municipal ou nacional) atraentes, que ajudam também eles a reduzir os custos globais, para além de muitas outras vantagens, que vão desde os baixos custos de utilização, manutenção e reparação até à isenção de IUC e às baixas despesas de combustível.

Os automóveis híbridos têm duas motorizações, utilizando uma combinação de um motor de combustão com um motor elétrico alimentado por uma bateria. Estes dois motores podem trabalhar separadamente ou em conjunto, sempre com o objetivo de propulsionar o veículo da forma mais eficiente possível, para aumentar a economia de combustível e reduzir as emissões. Trata-se de um sistema particularmente favorável para o “para-arranca” das cidades. Existem diversos tipos de veículos híbridos, nomeadamente os 100% híbridos e os híbridos plug-in, que diferem entre si consoante a natureza exata da sua fonte de potência propulsora e o seu grau de hibridização. Um 100% híbrido não tem uma ficha para carregamento da sua bateria porque é capaz de carregar-se a si próprio. Um Sistema de Regeneração Inteligente recupera energia sempre que o veículo trava ou circula em marcha por inércia, alcançando assim a máxima regeneração nas descidas. Um híbrido plug-in funciona exatamente como um 100% híbrido, exceto no facto de ter uma bateria maior e de poder ser carregado a partir de uma tomada elétrica. Este fator aumenta a sua autonomia no modo elétrico em até 50 km.

Quer esteja mais interessado em diminuir os consumos de combustível ou em aumentar a autonomia comparativamente ao seu veículo atual, existem vantagens claras em comprar um híbrido ou um híbrido plug-in, sendo que cada um destes tipos de automóvel satisfaz necessidades ligeiramente diferentes. As principais vantagens da sua tecnologia híbrida avançada são as suas credenciais de proteção ambiental e o seu potencial de poupança de custos. Globalmente, os híbridos emitem menos poluição do que os automóveis convencionais, o que ajuda a preservar o ambiente. O motor elétrico oferece apoio e potência adicional ao motor de combustão, o que se traduz em menores consumos de combustível relativamente aos veículos alimentados exclusivamente a gasolina ou diesel. O nível de poupança de combustível varia consoante o tipo de híbrido que escolher. Em todo o caso, pode sempre contar com uma redução das suas despesas de utilização no que respeita ao combustível (também aqui a poupança exata estará dependente do tipo de híbrido escolhido). Outras vantagens financeiras que a opção por um híbrido ou híbrido plug-in lhe trará incluem possíveis incentivos fiscais da parte do Estado, destinados a incentivar a população a comprar automóveis mais amigos do ambiente, e a redução da taxa de IUC devido às menores emissões que caracterizam estes veículos. Ao mesmo tempo, todos os automóveis híbridos são tão fáceis de conduzir como os seus congéneres equipados apenas com motor de combustão, apresentando ainda uma grande vantagem acrescida: são extremamente silenciosos no modo elétrico, e a transição entre este modo e o modo de combustão é tão suave que é praticamente inaudível. Conforme a sua preferência, poderá escolher um 100% híbrido (que nunca terá de ligar à corrente, visto que o motor elétrico é recarregado através do sistema de regeneração), ou selecionar um híbrido plug-in (que lhe oferece a opção adicional de poder ser carregado através de uma fonte de energia externa, prolongando assim a sua autonomia no modo elétrico). E, por último mas não menos importante: para além de oferecerem uma maior poupança de combustível e melhores prestações, os híbridos também são concebidos de forma a proporcionarem os mesmos níveis de conforto, espaço, inovação técnica e segurança que os automóveis convencionais (ou seja, apenas com motor de combustão).

Essencialmente, existem duas opções: carregar o seu EV em casa, usando a corrente da rede doméstica, ou recorrer a uma estação de carregamento pública. A opção que escolher influenciará os tipos (e as velocidades) de carregamento disponíveis. Existem três categorias, ou tipos, de carregamento: carregamento lento, carregamento com CA e carregamento com CC. O carregamento lento é o método mais demorado de carregamento doméstico, sendo para tal utilizada uma ficha padrão de 220 V (dois pinos). Não necessita da instalação de equipamento de carregamento adicional e consegue carregar o correspondente a aproximadamente 65 km de autonomia em 5 horas (p. ex. durante a noite), ou 200 km em 14 horas. O recurso a este tipo de carregamento apenas é recomendado em casos urgentes, quando a carga da bateria está fraca e o condutor não pode aceder a uma estação pública ou a uma wallbox de CA em sua casa. Isto porque a utilização de energia da rede doméstica pode causar problemas, tais como o aumento da conta da eletricidade e a sobrecarga da rede, pelo que que esta solução de carregamento deve ser usada com cautela e previamente discutida com o fornecedor de eletricidade. Quando se utiliza o carregamento lento, deve-se utilizar o cabo ICCB (iniciais de “In Cable Control Box”), que garante a máxima fiabilidade e paz de espírito. O carregamento doméstico com CA é a opção mais comum e aconselhável para os carregamentos em casa. Instalando uma wallbox em sua casa, poderá carregar o seu EV com uma rapidez aproximadamente 3 ou 4 vezes superior ao carregamento lento. O carregamento com CA também está disponível nas estações públicas, garantindo, também neste caso, muito maior rapidez, embora a maioria destas estações utilize o método de carregamento rápido com CC. Este último é o método mais rápido de carregar o seu EV, oferecendo potências a partir de 50 kW. Graças a ele, poderá carregar a bateria do seu veículo dos 20% até aos 80% em aproximadamente 40 minutos.

Os automóveis elétricos requerem muito menos manutenção do que os movidos a combustível. Tal deve-se sobretudo ao facto de o seu “funcionamento interno” ser bastante mais simples em muitos aspetos. Enquanto que um motor elétrico de um EV contém talvez um pouco mais de uma dúzia de peças móveis, num motor de combustão convencional típico o número dessas peças ascende às centenas. E, quanto menos peças existirem, menos hipóteses haverá de ocorrerem avarias. Além disso, a pouca manutenção daí resultante significa menos despesas com revisões e menos incómodos. Os EV também têm menos fluidos para mudar ou reabastecer com regularidade. E, graças à travagem regenerativa, os seus sistemas de travões costumam durar mais tempo do que os dos veículos convencionais, uma vez que sofrem um menor desgaste. As baterias nos automóveis elétricos, tal como acontece nas viaturas com motor de combustão interna, não duram sempre. No entanto, muitos fabricantes deste tipo de veículos oferecem garantias que cobrem a bateria e outros componentes durante um período de muitos anos. No caso dos automóveis elétricos da Kia, tanto o próprio veículo como a respetiva bateria estão cobertos por uma garantia de 7 anos(1), que assegura uma paz de espírito total ao longo desse período. Contudo, é necessário marcar uma revisão anual, destinada a pequenos trabalhos de assistência no sistema elétrico, para garantir que o seu EV se mantém nas melhores condições durante o máximo de tempo possível.

Embora a densidade das estações de carregamento varie de país para país, uma coisa é certa: a rede deste tipo de estações na Europa encontra-se em constante expansão, com uma infraestrutura cada vez mais densa de postos públicos, que surgem agora em ritmo acelerado em centros comerciais, parques de estacionamento, instalações empresariais e estações de serviço de autoestradas por todo o continente. Além disso, com a crescente procura de locais de carregamento, e tendo em conta o impacto da inovação e da tecnologia, toda esta infraestrutura irá não só expandir-se, mas também melhorar no futuro. Se necessitar de encontrar as estações de carregamento mais próximas de sua casa, ou se estiver a planear uma viagem mais longa e quiser saber onde poderá encontrar pontos de carregamento ao longo do percurso, será rápido e fácil encontrá-los com o nosso Mapa Localizador de Estações de Carregamento. Melhor ainda: todos os veículos eletrificados Kia disponibilizam os Kia Live Services, fornecidos pela TomTom®(2) , entre os quais se encontram os localizadores de parques de estacionamento e de Estações de carregamento para EV, que o orientarão comodamente até aos locais desse tipo que estiverem mais próximos, seja onde for na Europa.

(1) A garantia de 7 anos ou 150 000 km da Kia para veículos novos
A garantia Kia cobre um período de 7 anos a partir da data do primeiro registo ou 150 000 km (o que ocorrer primeiro). Esta garantia é válida em todos os estados membros da UE (e também na Noruega, Suíça, Islândia e Gibraltar). Desvios de acordo com as condições de garantia válidas (p. ex. para pintura e equipamento) sujeitos aos termos e condições locais. Saiba mais sobre a garantia Kia em https://kia.pt/7-anos-garantia/

As baterias de iões de lítio de alta tensão dos veículos elétricos (EV), híbridos elétricos (HEV) e híbridos elétricos plug-in (PHEV) da Kia são construídas de forma a usufruírem de um tempo de vida útil longo. Estas baterias estão cobertas por um período de 7 anos a partir da data do primeiro registo ou 150 000 km (o que ocorrer primeiro). No caso das baterias de baixa tensão (48V e 12V) dos veículos elétricos semi-híbridos (MHEV), a garantia Kia cobre um período de 2 anos a partir da data de registo, independentemente da quilometragem. Já no caso dos EV, a garantia da Kia cobre 65% da capacidade da bateria. A diminuição da capacidade da bateria nos PHEV, HEV e MHEV não se encontra coberta pela garantia. Para minimizar a possível diminuição da capacidade da bateria, siga as instruções e consulte o manual de instruções do seu veículo. Saiba mais sobre a garantia Kia em https://kia.pt/7-anos-garantia/.

(2) TomTom® Live Services / Kia Live
Estes serviços são gratuitos durante 7 anos após a primeira ligação de navegação à rede móvel. Caso essa ligação não ocorra imediatamente após a compra, a duração desse período será reduzida num período correspondente ao que passou entre a compra e a primeira ligação.

*Não se questione mais. Comece a conduzir.