OS AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS REQUEREM MUITA MANUTENÇÃO?

Algumas pessoas perguntam-se ainda se os custos de manutenção de um automóvel elétrico são diferentes dos de um convencional. Ora, vejamos com atenção:

Um motor de combustão interna tem centenas de peças móveis, ou seja, há centenas de razões para um automóvel equipado com este tipo de motor necessitar de ser reparado no futuro. Um motor elétrico tem muito menos peças, todas elas imóveis. A ausência de peças mecânicas significa também que não é necessário mudar o óleo e o respetivo filtro, a correia de transmissão, etc., o que torna os automóveis elétricos mais fiáveis, mais fáceis de reparar e mais baratos a longo prazo. Literalmente, até porque sempre que o condutor levanta o pé do acelerador, o sistema de recuperação de energia transforma automaticamente a energia cinética excedentária em energia elétrica tradicional, aliviando assim a pressão a que as peças de desgaste estão sujeitas. E, mais importante ainda, a pressão sobre a sua carteira.

No caso dos automóveis elétricos da Kia, tanto o veículo como a respetiva bateria estão cobertos por uma garantia de 7 anos(1). Contudo, apesar de todas estas boas notícias, recomendamos uma inspeção anual, para garantir que a sua experiência de condução elétrica seja sempre totalmente fiável.

MANUTENÇÃO DO SEU AUTOMÓVEL ELÉTRICO: MENOS CUSTOS, MENOS INCÓMODOS

A resposta direta é: os automóveis elétricos requerem muito menos manutenção do que os movidos a combustível. Tal deve-se sobretudo ao facto de o seu “funcionamento interno” ser bastante mais simples em muitos aspetos. E isto só pode ser uma excelente notícia, já que menos manutenção significa menos custos com revisões e menos incómodo de ter de se deslocar ao seu mecânico.

Com efeito, de acordo com um estudo recente sobre os custos médios das revisões e da manutenção de automóveis elétricos, realizado pelos especialistas em dados sobre automóveis Cap HPI, os custos de utilização de um EV são, em média, 23% inferiores aos de um automóvel a gasolina num período de 3 anos/100 000 km.
(Cap HPI, 16 de outubro, 2018)

QUAL A RAZÃO PARA OS AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS NECESSITAREM DE MENOS MANUTENÇÃO?

A razão principal é: o motor elétrico de um EV contém talvez um pouco mais de uma dúzia de peças móveis, ao passo que num motor de combustão convencional típico o número dessas peças ascende às centenas. E, claro está, quanto menos peças existirem, menos hipóteses haverá de ocorrerem avarias. Além disso, mesmo que uma parte do motor elétrico se desgaste, é relativamente fácil substituí-la.

Em segundo lugar, existem muito menos fluidos (p. ex. os óleos do motor e da transmissão usados com os motores de combustão) a necessitar regularmente de substituição ou correção do respetivo nível. E, graças à travagem regenerativa, os sistemas de travões dos EV costumam durar mais tempo do que os dos veículos convencionais, uma vez que sofrem menor desgaste.

Comparação do número de peças de motor

  • AUTOMÓVEIS COM MOTOR DE COMBUSTÃO
    AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS

POUCA MANUTENÇÃO NECESSÁRIA. MUITA POUPANÇA GARANTIDA

Embora os EV tenham menos problemas de manutenção, necessitam mesmo assim de uma revisão anual, para pequenas intervenções que se destinam a conservar os seus sistemas elétricos, e que podem incluir a bateria, o motor elétrico e toda a eletrónica a eles associada. Eis uma lista dos principais aspetos que é necessário ter em mente:

Em primeiro lugar, recomendamos-lhe que leia atentamente o manual de instruções do seu EV. Encontrará aí todas as informações necessárias para garantir que o seu automóvel se mantenha nas melhores condições durante mais tempo.

  • Caring for your battery

    CUIDADOS A TER COM A BATERIA

    Tal como os veículos com motor de combustão interna, os EV (e, principalmente, as respetivas baterias) não duram para sempre, e o seu tempo de vida útil depende da forma como forem tratados. Por exemplo, o método de carregamento que escolher influenciará a capacidade da bateria de prolongar ou não o sistema de alta tensão e a autonomia.

    Muitos fabricantes de automóveis elétricos fornecem garantias que cobrem a bateria e todos os outros componentes por um período de muitos anos (clique aqui para saber mais sobre a Garantia de 7 Anos da Kia).

    Existem ainda outros procedimentos que pode adotar para conseguir andar mais quilómetros com a sua bateria:

    • A sua bateria é sensível às temperaturas extremas. Por isso, certifique-se de que não deixa o seu EV demasiado tempo em locais com muito calor ou muito frio. Alguns fabricantes, como é o caso da Kia, fornecem funcionalidades adicionais, como o Modo de Inverno, que aumentam a autonomia e a longevidade das baterias com o tempo frio.
    • Certifique-se de que a sua bateria nunca fica totalmente descarregada. O intervalo de carregamento mais eficiente é entre os 20% e os 80% da capacidade.
    • Não carregue a sua bateria até um nível demasiado alto ou demasiadas vezes. Os carregamentos com CC devem ser tão raros quanto possível
    • (uma vez mais, consulte o manual de instruções do seu veículo para instruções mais precisas nesta matéria).

  • Monitoring the brake system

    CONTROLAR O ESTADO DO SISTEMA DE TRAVÕES

    A travagem regenerativa faz com que as pastilhas dos travões do seu EV durem mais tempo. No entanto, quando são comprimidas, estas pastilhas continuam a necessitar da ação do mesmo fluido hidráulico que encontramos nos automóveis convencionais. Embora os intervalos de manutenção, neste caso concreto, possam chegar a ser duas vezes superiores aos do sistema de travões de um automóvel convencional, terá mesmo assim de substituir as pastilhas dos travões e o respetivo fluido para manter o bom funcionamento do sistema e evitar a corrosão no mesmo.

  • Keeping the coolant fluid topped up

    MANTER O DEPÓSITO DO LÍQUIDO DE REFRIGERAÇÃO ATESTADO

    Os automóveis elétricos também possuem um sistema de refrigeração para regular a temperatura da bateria e evitar o seu sobreaquecimento. Os intervalos de reabastecimento ou substituição do líquido de refrigeração variam muito de modelo para modelo, pelo que é boa ideia tê-los presentes e proceder em conformidade.

  • Rotating your tyres

    ROTATIVIDADE DOS PNEUS

    Todos os pneus em todos os automóveis, não importa de que tipo, necessitam de ser inspecionados com frequência, para evitar que tenham de ser substituídos com demasiada frequência.

    Os EV são normalmente 20 a 30% mais pesados do que os automóveis convencionais, devido ao peso da unidade da bateria, além de fornecerem o binário diretamente às rodas. Estes fatores contribuem para um desgaste mais rápido dos pneus. Por conseguinte, é extremamente importante certificar-se de que os seus pneus são regularmente sujeitos a rotatividade (de acordo com o manual de instruções do veículo) e verificar frequentemente a pressão dos mesmos, assegurando assim a sua maior longevidade e viagens isentas de incómodos.

Still wondering? Time to #goelectric
Continua a questionar-se?
Chegou a hora. #goelectric
SAIBA MAIS
WANT TO KNOW MORE ABOUT THE RANGE OF AN ELECTRIC CAR?
QUER SABER MAIS SOBRE A AUTONOMIA DE UM AUTOMÓVEL ELÉTRICO?
DESCUBRA AQUI

Explore a gama de veículos eletrificados Kia

  • HÍBRIDO GASOLINA

  • PLUG-IN HÍBRIDO

  • ELÉTRICO

  • HÍBRIDO DIESEL

(1) A garantia de 7 anos ou 150 000 km da Kia para veículos novos
A garantia Kia cobre um período de 7 anos a partir da data do primeiro registo ou 150 000 km (o que ocorrer primeiro). Esta garantia é válida em todos os estados membros da UE (e também na Noruega, Suíça, Islândia e Gibraltar). Desvios de acordo com as condições de garantia válidas (p. ex. para pintura e equipamento) sujeitos aos termos e condições locais. Saiba mais sobre a garantia Kia em https://kia.pt/7-anos-garantia/

As baterias de iões de lítio de alta tensão dos veículos elétricos (EV), híbridos elétricos (HEV) e híbridos elétricos plug-in (PHEV) da Kia são construídas de forma a usufruírem de um tempo de vida útil longo. Estas baterias estão cobertas por um período de 7 anos a partir da data do primeiro registo ou 150 000 km (o que ocorrer primeiro). No caso das baterias de baixa tensão (48V e 12V) dos veículos elétricos semi-híbridos (MHEV), a garantia Kia cobre um período de 2 anos a partir da data de registo, independentemente da quilometragem. Já no caso dos EV, a garantia da Kia cobre 65% da capacidade da bateria. A diminuição da capacidade da bateria nos PHEV, HEV e MHEV não se encontra coberta pela garantia. Para minimizar a possível diminuição da capacidade da bateria, siga as instruções e consulte o manual de instruções do seu veículo. Saiba mais sobre a garantia Kia em https://kia.pt/7-anos-garantia/.