Qual a autonomia de um automóvel elétrico?

Quer saber mais sobre a exequibilidade da condução elétrica tendo em conta a vida quotidiana? E com que frequência necessitaria de carregar a bateria? Descubra a distância que conseguiria percorrer num automóvel elétrico (EV) com apenas um carregamento, assim como a influência que fatores como a potência da bateria e os estilos de condução poderiam ter na autonomia de um modo geral.

A autonomia dos veículos elétricos (EV) varia bastante, encontrando-se dependente de fatores como o peso e as dimensões de cada modelo (nomeadamente, da respetiva bateria) ou as especificações do motor elétrico. Outros aspetos a ter em conta são o estilo de condução, o terreno e o clima em que determinada viagem vai ser realizada. Tendo as noções exatas daquilo que influencia a autonomia de um EV, conseguirá poupar energia e prolongar ainda mais a respetiva autonomia.

Perspetiva rápida: Influência das diferentes baterias e motores elétricos na autonomia

eu-common-user-input-table
Potência da bateria (kWh) Autonomia (km) Pot. motor (cv)
Auton. longa, alta potência 64 Até 452 204
Auton. média, média potência 39.2 Até 277 136
eu-common-user-input-table
Potência da bateria (kWh) Autonomia (km) Pot. motor (cv)
Auton. longa, alta potência 64 Até 455 204
Auton. média, média potência 39.2 Até 289 136

Será que a autonomia de um veículo elétrico se adequa ao meu estilo de vida e necessidades?

Caso esteja a questionar-se sobre se pode confiar num automóvel elétrico para levá-lo do ponto A até ao ponto B sem paragens para carregamento, prepare-se para ficar descansado. A resposta direta é: os veículos mais recentes conseguem fazer facilmente a grande maioria das viagens sem necessidade de paragens para carregar a bateria.

Sabia? Metade das viagens que fazemos, em média, são de menos de 8 km.(1)

Os EV modernos já oferecem uma autonomia média de 275 km. Alguns, como o Kia E-Niro e o Kia E-Soul, chegam mesmo aos 455 km! E, na realidade, metade das viagens correspondem a distâncias inferiores a 8 km. Pense pois com que frequência, ao longo do ano, faz mais de 200 km numa só viagem, e chegará rapidamente à conclusão de que os automóveis elétricos são capazes de percorrer as distâncias necessárias para quase todas as viagens, quase sempre.

  • DESCUBRA SE A AUTONOMIA DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS SE ADEQUA AO SEU ESTILO DE VIDA E NECESSIDADES. DESCUBRA SE A AUTONOMIA DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS SE ADEQUA AO SEU ESTILO DE VIDA E NECESSIDADES. FAÇA O TESTE

Chegar ainda mais longe num veículo elétrico

Existem muitas formas de aumentar a distância que pode percorrer num veículo elétrico. A sua autonomia é influenciada por vários fatores internos e externos, um dos mais importantes dos quais é o modelo desse mesmo veículo. Mas eis aqui outros fatores, que deverá ter em conta para poder alcançar o potencial máximo de autonomia:

  • Individual driving styles

    Estilo de condução individual

    Regra geral, quanto mais depressa circular, mais potência utilizará. E, quanto mais agressivamente pisar os pedais do acelerador ou dos travões, mais energia da bateria consumirá.

  • Driving terrain & conditions

    Piso e condições de condução

    A topografia, a composição do piso e as condições de condução influenciam também elas a distância que um EV consegue percorrer com um só carregamento. Por exemplo, a aceleração em subidas íngremes consome mais energia do que a condução em terreno plano.

Fatores que poderão afetar o nível de energia da bateria

  • Estilo de condução
    individual

  • Equipamentos do habitáculo e
    peso de carga

  • Piso e
    condições de condução

  • Condições atmosféricas e
    temperatura

  • Cabin features & cargo weight

    Equipamentos do habitáculo e peso de carga

    O ritmo de descarga da bateria depende igualmente do peso total do veículo, incluindo o número de passageiros e o volume de carga a bordo, bem como a quantidade de sistemas auxiliares ativos durante a condução (p. ex. luzes de máximos e aquecimento do habitáculo).

  • Weather conditions & temperature

    Condições atmosféricas e temperatura

    Tenha em conta que, com muito frio ou muito calor, o seu automóvel necessitará de usar sistemas de aquecimento e de arrefecimento para manter a bateria à temperatura ideal. De igual modo, utilizará energia extra para, por exemplo, manter os ocupantes confortáveis, através de aquecimento ou ar condicionado.

Mais conselhos para aumentar a autonomia

Eis algumas formas úteis de reduzir a utilização desnecessária da bateria do EV e aumentar a autonomia potencial em simultâneo.

  1. Aplique deliberadamente técnicas de condução amigas do ambiente para aumentar a sua autonomia. Por exemplo, mantenha uma velocidade moderada, evitando “arranques a fundo” e tirando o máximo partido da travagem regenerativa - não acelerando nas descidas, sempre que possível.
  2. Quanto mais pesado estiver o seu automóvel, mais potência por quilómetro será necessária. Por isso, certifique-se de que não mantém a sua bagageira cheia de objetos de que não necessita frequentemente.
  3. Tente não deixar o seu veículo estacionado por longos períodos (mais de 8 horas) com a bateria a 100%. Com efeito, deixar a bateria totalmente (ou quase totalmente) carregada terá um impacto negativo no tempo de vida útil da mesma.
  4. Nos dias frios, conte com tempo suficiente para manter o seu EV ligado à corrente enquanto o aquece. Isso fará com que ele tenha mais carga quando iniciar a viagem propriamente dita.
Still wondering? Time to #goelectric
Continua a questionar-se?
Chegou a hora. #goelectric
SAIBA MAIS
WANT TO KNOW MORE ABOUT WHERE AND HOW ELECTRIC CARS ARE CHARGED?
QUER SABER MAIS SOBRE ONDE E COMO OS AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS SÃO CARREGADOS?
DESCUBRA AQUI

Explore a gama de veículos eletrificados Kia

  • HÍBRIDO GASOLINA

  • PLUG-IN HÍBRIDO

  • ELÉTRICO

  • HÍBRIDO DIESEL

Fontes