Onde e como é carregado um automóvel elétrico?

Quando se trata de carregar o seu veículo elétrico, existem muitas opções quanto ao local onde o fazer - dependendo daquilo que melhor se adequar à sua rotina diária e satisfizer as suas necessidades num determinado momento. Na realidade, tendo em conta que irá carregá-lo em casa, no trabalho ou numa estação de carregamento das suas proximidades, não terá de se desviar muito dos seus percursos normais (contrariamente àquilo que aconteceria, provavelmente, se tivesse de abastecer numa bomba de gasolina).

Quanto à velocidade do carregamento, também tem opções nessa matéria. E, embora existam diversos tipos de carregamentos e de conectores, o que poderá gerar alguma confusão ao início, o processo de ligar um EV a uma tomada de carregamento é tão rápido e tão simples como carregar o seu telemóvel.

Carregamento de um EV: a pedido, onde quer que esteja

  • Charging at home

    Carregamento em casa

    Trata-se da forma mais comum, confortável e vantajosa em termos de custo-eficácia de os condutores carregarem os seus veículos elétricos. É necessário um estacionamento dentro do perímetro da residência, embora o carregamento doméstico em espaços públicos se esteja a tornar cada vez mais comum. Necessitará também de um dispositivo de carregamento doméstico, se não possuir já um. Frequentemente, existem subsídios do Estado para a instalação destes dispositivos, dependendo da sua zona de residência. Uma vez instalados, a única coisa que tem de fazer é ligar o seu EV à corrente ao chegar a casa, para que a bateria deste esteja totalmente carregada na manhã seguinte!

  • Charging at work

    Carregamento no trabalho

    São cada vez mais as empresas que oferecem aos seus colaboradores a hipótese de carregarem os seus veículos elétricos nas suas instalações (uma vez mais, incentivadas por subsídios do Estado e maiores deduções fiscais). Isto são excelentes notícias para milhões de condutores de EV, que poderão assim carregar comodamente os seus automóveis junto ao seu escritório durante o dia de trabalho.

  • Charging out and about – at public charging stations

    Carregamentos noutros locais - em estações de carregamento públicas

    Atualmente, existe uma ampla rede de estações de carregamento públicas, sobretudo nas zonas urbanas. Alguns operadores disponibilizam cobertura nacional, enquanto outros atuam apenas em regiões específicas. Muitas destas estações são de utilização gratuita, mas algumas (principalmente as de carregamento rápido e extra-rápido) exigem pagamento. Muitos postos de abastecimento de combustível e áreas de serviço de autoestradas também já dispõem de postos de carregamento, ideais para viagens de longa distância.

Onde posso encontrar as estações de carregamento públicas mais próximas de mim?
Onde quer que viva, existem aplicações com mapas especiais, que contêm dados agregados. Esses mapas mostram-lhe todos os operadores que disponibilizam estações de carregamento numa determinada zona. Assim, poderá ver sempre onde fica a estação de carregamento mais próxima... num instante!

Um breve guia sobre como carregar um automóvel elétrico

Há vários tipos de conectores de carregamento, mas basta saber qual o indicado para o seu EV e tudo o resto será extremamente simples! Cada cabo tem dois conectores: um liga-se ao seu veículo, e o outro à estação de carregamento. O tipo de conector a utilizar varia consoante o modelo do seu automóvel, do local onde efetua o carregamento (casa, trabalho ou estação de carregamento pública) e do tipo de carregamento.

Existem três tipos (ou modos) de carregamento para um EV: extra-rápido, rápido e lento. E quatro tipos principais de conector: Tipo 1, Tipo 2, Tipo 2 Combo e CHAdeMO.

Os diferentes tipos de conectores para EV

  • Tipo 1

  • Tipo 2

  • Tipo 2 Combo

  • CHAdeMO

eu-common-user-input-table
Tipo 1 Tipo 2 Tipo 2 Combo CHAdeMO
Kia e-Niro
Kia e-Soul
KIA NIRO PHEV
KIA OPTIMA SW PHEV

Cada tipo de carregador possui um conjunto de conectores associado, que são concebidos para utilização com baixa ou alta potência e para CA ou CC. Mas, na prática, o condutor apenas necessita de se certificar de que utiliza um ponto de carregamento com um conector compatível com o seu veículo. Quando comprar um EV, o seu concessionário poderá aconselhá-lo quanto ao tipo de carregador doméstico que melhor se adequa às suas necessidades.

Embora a localização, os conectores e o tempo de carregamento possam variar, o princípio é sempre o mesmo, e bastante simples: estacione, ligue o cabo à ficha e … já está!

Still wondering? Time to #goelectric
Continua a questionar-se?
Chegou a hora. #goelectric
SAIBA MAIS
WANT TO KNOW MORE ABOUT HOW LONG IT TAKES TO CHARGE AN ELECTRIC CAR?
QUER SABER MAIS SOBRE O TEMPO QUE DEMORA A CARREGAR UM AUTOMÓVEL ELÉTRICO?
DESCUBRA AQUI

Explore a gama de veículos eletrificados Kia

  • HÍBRIDO GASOLINA

  • PLUG-IN HÍBRIDO

  • ELÉTRICO

  • HÍBRIDO DIESEL

  • The new Kia e-Niro.

    NOVO KIA e-NIRO.

    O melhor carro elétrico em Portugal com 455km de autonomia