Quais são as formas de carregar um automóvel elétrico?

Existem muitas formas diferentes de carregar a unidade da bateria do seu automóvel elétrico. Ser confrontado com métodos de carregamento lento e rápido, para além de diferentes tipos de conectores, pode parecer um pouco assustador ao início. Mas, na realidade, é muito mais simples do que aparenta! Neste pequeno guia, vamos dar-lhe todas as informações importantes de que necessita.

Essencialmente, há dois aspetos a ter em conta: ONDE decide carregar e COM QUE VELOCIDADE pretende fazê-lo. Estes dois aspetos estão interligados, e a velocidade de carregamento dependerá também do modelo de EV que possuir, bem como da potência da respetiva bateria e do tipo de sistema de carregamento que vai usar.

Outro aspeto importante a ter em conta desde o início: existem três categorias, ou tipos, de carregamento: carregamento lento, carregamento com CA e carregamento com CC.

  1. CARREGAMENTO LENTO
    Conforme o nome indica, este é o método mais lento de carregar o seu EV em casa, utilizando uma tomada standard (de três pinos) de 220 V. Apenas é recomendado em casos urgentes, com precaução e após consulta com o seu fornecedor de eletricidade.
  2. CARREGAMENTO CA
    Se tiver uma wallbox instalada em casa, o carregamento será 3 a 4 vezes mais rápido usando CA da rede doméstica. Também existe CA disponível na rede pública.
  3. CARREGAMENTO CC
    Esta é a forma mais rápida de carregar o seu EV, sobretudo em estações de carregamento rápido da rede pública com CC igual ou superior a 50 kW. Graças a ela, poderá carregar a bateria do seu veículo dos 20% até aos 80% em aproximadamente 40 minutos. Existem também estações de carregamento ultra-rápido que já disponibilizam mais de 150 kW.

TERMINOLOGIA – É BOM SABER!

Existem vários termos para designar as estações de carregamento, mas todos costumam remeter para o mesmo conceito: estação de carregamento, tomada de carregamento, ficha de carregamento, porta de carregamento, carregador e EVSE (Equipamento de Fornecimento para Veículos Elétricos).

PRIMEIRO: CARREGAMENTO DOMÉSTICO VS. CARREGAMENTO PÚBLICO

Essencialmente, existem duas opções: carregar o seu EV em casa, usando a corrente da sua rede doméstica, ou recorrer a uma estação de carregamento pública. A opção que escolher influenciará os tipos (e as velocidades) de carregamento disponíveis.


  • OPÇÃO 1:
    CARREGAMENTO DOMÉSTICO

Atualmente, cerca de 80% do total de carregamentos de EV são realizados em casa, na maioria dos casos durante a noite, enquanto os proprietários dormem. Depois, de manhã, os automóveis já têm carga mais do que suficiente para satisfazer as necessidades da maioria das pessoas em termos de deslocações para o trabalho, etc.

Existem DOIS TIPOS de carregamento doméstico disponíveis: com carregador lento (ligado diretamente à rede elétrica da casa em questão) ou com wallbox (carregamento doméstico com CA). Eis as principais diferenças:

  • TRICKLE CHARGE

    CARREGAMENTO LENTO

    • Fornece energia através de uma ficha standard (com 3 pinos) de 220 V, que é fornecida em conjunto com o seu EV. A outra extremidade do respetivo cabo é inserida diretamente no automóvel.
    • Não requer a instalação de equipamentos de carregamento adicionais.
    • Consegue assegurar entre 13 a 16 km de autonomia por cada hora de carregamento.
    • Velocidade de carregamento: aprox. 65 km de autonomia em 5 horas (durante a noite), ou 200 km em 14 horas
    • O recurso a este tipo de carregamento apenas é recomendado em casos urgentes, quando a carga da bateria está fraca e o condutor não pode aceder a uma estação pública ou a uma wallbox de CA em sua casa. Isto porque a utilização de energia da rede doméstica pode causar problemas, tais como o aumento da conta da eletricidade e a sobrecarga da rede, pelo que esta solução de carregamento deve ser usada com cautela e previamente discutida com o seu fornecedor de eletricidade. Quando se utiliza o carregamento lento, é recomendada a aquisição de um cabo ICCB (iniciais de “In Cable Control Box”), que garante a máxima fiabilidade e paz de espírito.

  • AC HOUSEHOLD CHARGING WITH WALLBOX

    CARREGAMENTO DOMÉSTICO COM CA UTILIZANDO UMA WALLBOX

    • Esta é a opção de carregamento doméstico mais comum e mais recomendável.
    • Aqui, a carga é fornecida através de uma tomada de 230 V, que permite um carregamento 3 a 4 vezes mais rápido do que o carregamento lento (dependendo da capacidade de aceitação do seu modelo de EV e do carregador utilizado).
    • É particularmente útil se tiver tempo de carregar o seu EV até ao máximo durante a noite, uma vez que leva cerca de 6 horas a carregar totalmente uma bateria de 40 kWh.
    • Requer a instalação de uma wallbox dedicada, a qual deverá ser assegurada por um técnico devidamente habilitado.
    • Ideal se tiver uma garagem ou espaço de estacionamento na sua residência, onde poderá ser montada.
    • Poderão também existir incentivos financeiros (aplicáveis ao seu município ou país) que reduzam os custos de aquisição e/ou instalação deste equipamento.


  • OPÇÃO 2:
    ESTAÇÕES DE CARREGAMENTO PÚBLICAS

Cada vez mais cómodas de utilizar, graças a uma rede em constante expansão. Tendem a estar localizadas sobretudo nos centros urbanos, permitindo aos condutores carregar as suas baterias fora de casa se necessitarem de viajar para locais mais distantes. Clique aqui para encontrar as estações de carregamento mais próximas de si.

As estações de carregamento públicas disponibilizam carregamentos com CA através de uma wallbox ou (na maioria dos casos) carregamentos rápidos com CC.

Ambas as opções são mais rápidas do que o carregamento doméstico: o carregamento público com CA pode ser entre 3 e 10 vezes mais rápido do que o carregamento doméstico com CA, dependendo da capacidade da estação de carregamento usada e da capacidade do EV em questão relativamente aos carregadores de CA. Todas as estações de carregamento com CC são consideradas rápidas, tal como demonstram as figuras abaixo:

  • DC FAST CHARGERS

    CARREGADORES RÁPIDOS DE CC

    • Atualmente, a forma mais rápida de carregar automóveis elétricos.
    • Fornecem uma potência de carregamento superior a 50 kW através de uma tensão superior a 450 V e de uma corrente de até 125 A.
    • Têm capacidade para carregar dos 20 aos 80% em aproximadamente 40 minutos.
    • Utiliza CC Combo (CCS significa Sistema de Carregamento Combinado)
    • Os carregamentos com CC devem ser tão raros quanto possível, uma vez que tendem a diminuir o tempo de vida útil das baterias de alta tensão.

CARREGAMENTO COM CA VERSUS CARREGAMENTO COM CC

As redes nacionais fornecem CA (corrente alternada), mas os automóveis elétricos necessitam de corrente contínua (CC) para carregar as suas baterias.

  • Um carregador de CA abastece o carregador de bordo do EV, que depois transforma a CA em CC, permitindo assim que a bateria carregue. As dimensões do dispositivo de carregamento de bordo são limitadas pelo espaço disponível. Devido a este constrangimento, a quantidade de energia que conseguem enviar para a bateria é relativamente baixa. O que significa uma capacidade de carregamento normalmente mais lenta.
  • Um carregador rápido de CC não implica a passagem da energia pelo carregador de bordo e fornece-a diretamente à bateria. O carregador de CC é externo, pelo que não está sujeito a constrangimentos de dimensões ou custos. O que significa que, normalmente, é muito mais rápido.

Carregamento com CA versus carregamento com CC

  • Corrente alterna (CA)
    CCB
    Carregador
    de bordo
    Bateria de iões de lítio
    Corrente contínua (CC)

QUAL O CONECTOR CERTO PARA CADA TIPO DE CARREGAMENTO?

Poderá questionar-se sobre se necessita de um adaptador para os diferentes métodos e tipos de carregamento. Neste momento, não existe um conector universal para todos os EV e todos os carregadores. Contudo, os diversos tipos de conector correspondem a níveis de carregamento diferentes, facilitando assim a vida aos condutores de EV.

Eis aqui uma perspetiva geral sobre os principais tipos de conectores:

eu-common-user-input-table
Tipo 1 Tipo 2 CHAdeMo Tipo 2 CCS
Tipo de carregamento Carregamento de CA Carregamento de CA Carregamento rápido de CC Carregamento rápido de CC
Nº de pinos 5 7 4 9
Capacidade Até 13 kW Até 43 kW 50 a 100 kW Até 170 kW
Tensão 230 V 230 V / 400 V 500 V 450 V
Intensidade atual Até 32 A Até 63 A 125 A 125 A
Compatibilidade com os EV da Kia Sim Sim Não Sim

CONECTORES DE CARREGAMENTO COM CA
Os conectores Tipo 1 e Tipo 2 são as os mais frequentemente utilizados com CA (normalmente, nos carregamentos domésticos com este tipo de corrente).

CONECTORES DE CARREGAMENTO COM CC
Para os carregamentos rápidos, o CHAdeMO e o SAE Combo (também conhecido como CCS (ou seja, Sistema de Carregamento Combinado) Tipo 2) são os conectores mais utilizados. No entanto, estes dois tipos de conectores não são permutáveis entre si (ou seja, uma entrada CHAdeMO não é compatível com uma ficha SAE Combo e vice-versa). Por isso, antes de conduzir até uma estação de carregamento, é necessário saber se o seu veículo é compatível com os conectores nela existentes. Com efeito, algumas poderão ter apenas conectores CHAdeMO e outras apenas unidades SAE Combo Tipo 2 CCS, e outras ainda disponibilizar ambos os tipos.

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