Quanto custa carregar um automóvel elétrico? – Os custos de utilização explicados

Carregar um automóvel elétrico é surpreendentemente barato. Embora o custo de um carregamento varie bastante (dependendo de diversos fatores, incluindo onde vive, qual o seu fornecedor de energia e qual o local escolhido para o carregamento), uma coisa é certa: o custo global será consideravelmente inferior ao de um reabastecimento de um automóvel a gasolina ou diesel. Vejamos mais ao pormenor…

Custo de carregamento nas estações de carregamento públicas

eu-common-user-input-table
 
Portugal 22.0

Custos de carregamento em casa

A maioria das pessoas opta por carregar o seu automóvel elétrico em casa. E, normalmente, a opção mais barata no que se refere a carregamentos em casa é o carregamento noturno aproveitando os descontos das tarifas bi-horárias (consoante o local onde residir). Os custos aqui variarão de acordo com os preços praticados pelo seu fornecedor, pelo que poderá valer a pena fazer uma pesquisa de mercado para ver qual o que oferece melhores preços.

Se ainda não tiver uma, poderá escolher instalar uma estação de carregamento doméstica. Existem vários modelos, a vários preços. Uma vez mais, dependendo de onde vive, poderá ter acesso a subsídios estatais para cobrir os custos de instalação desse equipamento, no seu todo ou em parte. Ficará então pronto para começar a poupar!

Custo de carregamento nas estações de carregamento públicas

Se necessitar de fazer carregamentos longe de casa, os preços também variam bastante (e algumas das estações até poderão ser de utilização gratuita).

Existem três métodos de pagamento principais no que se refere às estações de carregamento:

  • Planos de pagamento
    conforme a utilização

  • Assinaturas
    mensais

  • Gratuito

Escusado será dizer que as estações de carregamento gratuitas serão a sua primeira opção sempre que tal for viável e cómodo para si. Os proprietários recentes de EV poderão também beneficiar de pacotes de carregamento gratuitos oferecidos pelos fabricantes durante os primeiros anos de vida dos seus automóveis.

Recomendamos-lhe que invista algum tempo a verificar a infraestrutura de carregamentos da sua zona e os preços praticados na mesma. Enquanto proprietário de um automóvel híbrido, poderá ser boa ideia registar-se como cliente em várias empresas de estações de carregamento, para assim ter sempre o máximo número de opções possível, quer em termos de custos, quer de satisfação das suas necessidades. Note que, se desejar poupar tempo utilizando uma estação de carregamento rápido de CC, estas costumam ser mais caras do que os carregadores standard , embora sempre consideravelmente mais económicas do que o recurso à gasolina ou ao gasóleo. Muitos proprietários de EV optam por fazer os carregamentos em casa durante a noite, e apenas utilizam as estações de carregamento públicas quando estão fora.

Três grandes conselhos para poupar ainda mais dinheiro

  1. Investigue quais os incentivos e subsídios disponíveis. Isto aplica-se tanto à aquisição do automóvel como ao seu carregamento. Depois, planifique em conformidade, para baixar os custos de propriedade do seu veículo!
  2. Descubra onde ficam as estações de carregamento gratuitas na sua zona. Poderá assim tirar partido delas sempre que tal for necessário.
  3. Verifique a poupança que pode fazer aproveitando as tarifas bi-horárias. Em algumas regiões e países, a eletricidade pode ser até três vezes mais barata fora do horário considerado principal. Verifique se o seu fornecedor de energia tem preços variáveis consoante as horas e compare-os com os dos outros fornecedores existentes no seu mercado!

E ainda há mais vantagens se passar para um automóvel elétrico*:

  • Elegibilidade para subsídios estatais,
    isenções fiscais e esquemas de abate de viaturas usadas

  • Menores custos
    de manutenção

  • Previsão de diminuição
    dos preços conforme as tecnologias
    forem avançando

* Consoante a sua localização.

Still wondering? Time to #goelectric
Continua a questionar-se?
Chegou a hora. #goelectric
SAIBA MAIS
WANT TO KNOW MORE ABOUT THE ACTUAL COST OF AN ELECTRIC CAR?
QUER SABER MAIS SOBRE O CUSTO REAL DE UM AUTOMÓVEL ELÉTRICO?
DESCUBRA AQUI

Explore a gama de veículos eletrificados Kia

  • HÍBRIDO GASOLINA

  • PLUG-IN HÍBRIDO

  • ELÉTRICO

  • HÍBRIDO DIESEL

  • The new Kia e-Niro.

    NOVO KIA e-NIRO.

    O melhor carro elétrico em Portugal com 455km de autonomia