O que é um automóvel híbrido elétrico e como funciona?
Em resumo: o que existe de especial num automóvel híbrido?
Um automóvel híbrido tem duas motorizações e não apenas uma.
Enquanto um veículo convencional (a gasolina ou diesel) é movido por um motor de combustão interna e um veículo elétrico é propulsionado por um conjunto motor/bateria elétrico, um híbrido vai buscar a sua força propulsora a uma combinação desses dois tipos de motorização.
Assim, utiliza ou o motor de combustão ou o motor elétrico, com o objetivo de diminuir o consumo de combustível, conservar a energia e até mesmo recuperá-la em determinadas situações de condução (p. ex. arranques, velocidade de cruzeiro, travagens, paragens, etc.).
O resultado é uma acentuada redução do consumo de combustível, particularmente favorável para o “para-arranca” das cidades.
De que forma o motor de combustão e o motor elétrico trabalham em conjunto, com transmissão repartida?
Mais detalhadamente: como funciona um híbrido
Diz-se frequentemente que os híbridos nos oferecem “o melhor de dois mundos”, o que é a pura verdade: com efeito, um automóvel híbrido é capaz de alternar entre os seus dois sistemas de propulsão ou fazê-los trabalhar em conjunto, de forma a oferecer sempre a solução mais eficiente para o veículo a cada momento.
Esta alternância ocorre inúmeras vezes, em alturas diferentes do processo de condução. Vejamos mais detalhadamente:
-
Arranque
Sempre que se trata de acelerar a partir da posição de paragem, até uma velocidade de aproximadamente 25 km/h, os automóveis híbridos são propulsionados pelo motor elétrico (contando com a potência da respetiva bateria). Eis uma das razões pelas quais os híbridos são tão económicos na condução urbana.
-
Condução a uma velocidade moderada
Quando circulam em velocidade de cruzeiro, os híbridos são propulsionados pelo motor de combustão, pois é nessas ocasiões que este motor se revela mais eficiente em termos de consumo. Nestas circunstâncias, o motor de combustão também pode alimentar o gerador, que recupera a eletricidade usada no carregamento da bateria para utilização posterior.
-
Acelerações fortes
Sempre que o condutor carrega no acelerador com firmeza, os motores elétrico e de combustão trabalham em conjunto para aumentar a potência que é distribuída às rodas. Essa distribuição é assegurada pela transmissão repartida, que combina o binário gerado por cada uma das motorizações.
-
Travagens ou velocidade de cruzeiro
Quando o condutor aciona o pedal dos travões ou levanta o pé do acelerador, os automóveis híbridos usam um sistema denominado “travagem regenerativa inteligente”. Nessa altura, os híbridos param de propulsionar as rodas e utilizam a potência das rodas em rotação para recuperar energia ao mesmo tempo que abrandam o veículo. Este processo gera eletricidade, que por sua vez é aproveitada para recarregar a bateria.
-
Paragens totais
Sempre que o condutor carrega no pedal dos travões com a intenção de parar completamente o veículo, os híbridos desligam tanto o motor de combustão como o motor elétrico. A energia da bateria é então usada para manter em funcionamento outros sistemas do veículo que possam ser necessários (p. ex. o rádio, os máximos, etc.).
O que é um automóvel híbrido plug-in?
Existem dois tipos de veículos híbridos: os 100% híbridos e os híbridos plug-in.
Embora estes automóveis apresentem grandes semelhanças entre si, existe também uma grande diferença: um 100% híbrido não tem uma ficha para carregamento da sua bateria, pois consegue regenerar energia usando o motor de combustão ou com o auxílio de um sistema de regeneração inteligente. Um híbrido plug-in, por seu turno, funciona exatamente como um 100% híbrido, exceto no facto de ter uma bateria maior e mais potente e de poder ser carregado a partir de uma tomada elétrica. Este fator aumenta a sua autonomia no modo elétrico em até 50 km.
Perspetiva rápida: algumas vantagens de conduzir um híbrido
-
Menos emissões
De um modo geral, os automóveis híbridos emitem menos poluição do que os convencionais. Por exemplo, nas paragens em congestionamentos ou semáforos, o motor de combustão desliga-se automaticamente e é o motor elétrico que assume as funções de arranque e de ligar novamente o motor de combustão. -
Diminuição das despesas com combustível
Devido ao facto de o motor elétrico ser uma fonte adicional de potência que apoia o motor de combustão nos automóveis híbridos, estes consomem menos gasolina ou diesel, o que por sua vez diminui os custos de utilização. -
Incentivos fiscais
Consoante a zona onde viva, ter um híbrido significará provavelmente que poderá beneficiar de incentivos fiscais e subsídios estatais destinados a incentivar as pessoas a comprar automóveis mais amigos do ambiente. -
Conforto e harmonia em andamento
Todos os automóveis híbridos são tão fáceis de conduzir como os seus congéneres convencionais, apresentando ainda uma grande vantagem acrescida: são extremamente silenciosos no modo elétrico, e a transição entre este modo e o modo de combustão é tão suave que é praticamente inaudível. -
Diferentes opções, para satisfazer as suas necessidades
Está mais interessado na economia de combustível ou na autonomia? Dependendo da sua preferência, existe um híbrido ideal para si! Poderá pois escolher um 100% híbrido, que nunca terá de ligar à corrente, visto que o motor elétrico é recarregado através do sistema de regeneração, ou um híbrido plug-in, que lhe oferece a opção adicional de poder ser carregado através de uma fonte de energia externa, prolongando assim a sua autonomia no modo elétrico.
Chegou a hora. #goelectric
Explore a gama de veículos eletrificados Kia
-
KIA NIRO
-
KIA NIRO PHEV
-
KIA e-SOUL
-
KIA CEED SW MHEV
-
KIA XCEED PHEV
-
KIA CEED SW PHEV
-
KIA SPORTAGE MHEV