O Regulamento Europeu* Nº 461/2010 permite ao Consumidor escolher a oficina onde faz a manutenção, ainda que não seja Reparador Autorizado da marca. No entanto, a oficina independente terá de garantir o cumprimento de todas as preconizações do fabricante.
A Kia Portugal realizou um estudo de cliente mistério oficial em finais de 2012, através do especialista independente em estudos de mercado Dekra.
Em paralelo com a rede Kia, visitámos 8 oficinas de 4 redes independentes.
Consulte as conclusões:
1) 25% colocam menos óleo de motor do que a quantidade preconizada para o modelo*
2) 37% não fazem uma verificação e substituição de peça, preconizada obrigatoriamente*
3) 25% não fazem duas verificações e respetivas substituições de peças preconizadas obrigatoriamente*
4) No total, 67% não fazem todas as verificações e respetivas substituições de peças de manutenção*
5) Faturas sem discriminação dos componentes substituídos, das operações realizadas e do tipo de Óleo motor utilizado, tornando difícil, ou mesmo impossível, confirmar que o serviço cumpriu os requisitos do fabricante*
6) A diferença de preços cobrados entre oficinas da mesma rede para o mesmo serviço atinge 68%.
7) Nenhuma oficina fez verificação de campanhas técnicas ou de segurança preconizadas pela marca*